A gestão democrática e os conselhos escolares

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 15 de abril de 2012
A gestão democrática e os Conselhos Escolares
Uma gestão escolar democrática deve contar com os conselhos municipais de educação e conselhos escolares como estratégias de participação social queseguem o Plano Nacional de Educação, que definem entre seus objetivos e prioridades a democratização da gestão do ensino público, obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educaçãona elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares.
A semente da luta por uma educação como fundamento de um projeto nacionaldemocrático foi lançada nos anos 20 a Constituição de 1934 organizou a educação, concebida como um projeto nacional de cidadania, em sistemas de ensino, administrados por conselhos representativos. NaConstituição de 1988, a afirmação do início da gestão democrática, contém o princípio da participação da sociedade esses dispositivos constitucionais traduzem uma concepção de educação com fundamento noexercício efetivo da cidadania. O princípio de gestão democrática do ensino público, estabelecido na Constituição Brasileira e regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº9.394/96), redireciona as formas de organização e gestão nas unidades escolares e institui, ao mesmo tempo, o direito e o dever de participação a todos os que atuam nos sistemas educacionais.
Umprocesso de gestão democrática só será possível se partirmos do princípio de que haja um relacionamento mais participativo, que respeite as diversidades, que busque o consenso na solução dos conflitos, ocompromisso e as responsabilidades compartilhadas. Mas, essas ações requerem antes de tudo mudanças de comportamento dos diversos membros envolvidos no processo por meio da participação coletiva,eliminando o espírito corporativo e competitivo existente no interior do espaço escolar, pois Decretos, Leis e Instruções Normativas não são suficientes para garantir uma gestão democrática.
É preciso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTRIBUIÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
  • Conselhos escolares: espaços da gestão democrática
  • Conselhos escolares: espaços da gestão democrática
  • Conselho escolar – caminho para a gestão democrática na escola pública?
  • Conselhos escolares: uma possibilidade de efetivação da gestão democrática
  • A utopia da gestão democrática: por esclarecimento das funções dos conselhos escolares
  • “Gestão Democrática na e da Educação – concepções e vivências” e “Conselhos Escolares"
  • AA IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!