A gestão de risco aplicada à auditoria interna

Páginas: 167 (41630 palavras) Publicado: 21 de março de 2013
Universidade de Aveiro Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial 2010

ALBERTINA DA CUNHA COUTO FERREIRA

A GESTÃO DE RISCO APLICADA À AUDITORIA INTERNA

Universidade de Aveiro Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial 2010

ALBERTINA DA CUNHA COUTO FERREIRA

A GESTÃO DE RISCO APLICADA À AUDITORIA INTERNA

Dissertação apresentada à Universidade de Aveiropara cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e Auditoria, realizada sob a orientação científica da Doutora Helena Coelho Inácio, Professor Ajunto do Departamento de ISCAA da Universidade de Aveiro

Dedico este trabalho ao meu marido, José António, e aos meus filhos, José António e José Miguel, pelo apoio e pela força que me deram para realizar estetrabalho e acima de tudo pela compreensão de se verem privados da minha companhia e atenção.

o júri
presidente Prof. Doutora Maria de Fátima Marques Teixeira Lopes Pinho
professora adjunta da Universidade de Aveiro

Prof. Doutor Manuel Emílio Mota de Almeida Delgado Castelo Branco
professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Prof. Doutora Helena Coelho Inácioprofessora adjunta da Universidade de Aveiro

agradecimentos

Agradeço à minha orientadora, Doutora Helena Inácio Coelho, pela disponibilidade demonstrada e pela preciosa ajuda na elaboração deste trabalho. Quero também agradecer aos meus colegas e amigos, Dr. João Machado, Dr. Armando Lopes, Dr. Paulo Rodrigues e D. Candida Castro, pelo apoio prestado.

palavras-chave

Gestão de Risco,Risco, Medidas, Auditoria Interna, Processo de Compras.

resumo

A globalização da economia, o aumento da concorrência, as expectativas cada vez maiores dos consumidores, a crise económica mundial a que assistimos, estão a afectar as organizações, expondo-as a uma grande variedade de riscos, que podem afectar a concretização dos seus objectivos. Deste modo, as organizações devem conhecer osriscos que ameaçam o seu negócio, de modo a implementar medidas adequadas que mitiguem estes mesmos riscos e assim não coloquem em causa o cumprimento dos objectivos definidos para a organização. Neste contexto actual, consideramos que a nova visão da Auditoria Interna é uma mais-valia para a criação de valor da organização, uma vez que, deixa de se preocupar apenas com factos passados e controlos epassa a incluir no seu trabalho a identificação, análise e avaliação dos riscos (visão futura), contribuindo para a obtenção de “uma segurança razoável” de que os principais objectivos de negócio serão concretizados. Neste contexto, partindo do modelo de gestão de risco da norma Australiana/Neozelandesa (AS/NZS 4360:2004) e do COSO ERM, aplicamos a metodologia da gestão de risco a um processo decompras, cujo objectivo é demonstrar como é que se pode incorporar a gestão de risco nos trabalhos realizados pela Auditoria Interna incluindo a apresentação de ferramentas que suportam o trabalho realizado e os resultados obtidos. O trabalho apresentado nesta dissertação seguiu as fases definidas na norma AS/NZS 4360:2004, tendo-se iniciado pelo estabelecimento do contexto, passando pelaidentificação, analise e avaliação dos riscos e dos controlos, determinando-se assim o risco residual. Por fim, são identificadas as falhas de controlo e efectuadas as recomendações pela Auditoria Interna que visam reduzir a exposição do processo de compras, sub-processo compras orçamento, ao risco analisado. De referir que a fase da comunicação e consulta se relaciona com todas as fases do processo degestão de risco. A fase da monitorização e revisão não foi englobada no âmbito deste trabalho. Todo este trabalho está suportado em mapas de trabalho, dos quais destacamos as matrizes de risco absoluto e risco residual, matriz de análise de riscos e controlos e matriz de tratamento de riscos.

keywords

Risk Management, Risk, Internal, Audit, Procurement.

abstract

Nowadays there are...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auditoria Interna, Compliance e Gestão de Riscos
  • Auditoria interna na gestão de empresas
  • A importância da auditoria trabalhista interna na gestão de risco do passivo trabalhista
  • Planejamento de auditoria interna e fatores de risco
  • A auditoria interna aplicada aos convênios administrativos
  • A Gestão de Riscos e a Auditoria
  • Auditoria e gestão de riscos
  • A importância da gestao de risco para a reduçao do passivo trabalhista: auditoria trabalhista interna na gestão...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!