A GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO E O PAPEL DOS GESTORES

Páginas: 5 (1057 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
A GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO E O PAPEL DOS GESTORES


Tamara Juliana Geiss
Prof. Juliana Alves
Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – FAMESUL
Engenharia Civil(ENC42) – Técnicas de Gestão
18/10/2013

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo específico trazer para você leitor como funciona atualmente a gestão de uma organização, quais são suas técnicas, seus principais meios, o que se podefazer para que haja uma gestão organizada de forma geral, envolvendo todas áreas e setores da organização, evitando desgastes desnecessários a organização. Também explanar qual a importância de um gestor na organização, abordar qual seu papel, as técnicas necessárias que ele deva saber para utilizar em momentos que sua ação é fundamental para dar procedência no plano, no negócio, no processo. Enfim éuma visão superficial de como se gerir uma organização e qual é a real função de um gestor.

Palavras-chave: Técnicas; Organização; Fundamental.


1 INTRODUÇÃO


Monta a introdução.


2 ORGANIZAÇÃO

Para a administração, organizar é propor recursos, técnicas de tal modo que os objetivos possam ser alcançados e as metas comprimidas, LACOMBE E HEILBORN (2003, p.69) afirma que:
Oprocesso de identificar e agrupar logicamente as atividades da empresa, de delinear as autoridades e responsabilidade, de estabelecer as relações de trabalho que devem vigorar entre os indivíduos ou grupos que constituem a empresa, de modo que recursos disponíveis sejam aplicados eficiente e eficazmente, a fim de que a empresa e seus funcionários realizem seus objetivos mútuos.

Resumidamenteorganizar, nada mais é que o processo de identificar e estabelecer as relações de trabalho e delinear autoridades e responsabilidades.

2.1 ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Existem seis elementos fundamentais para uma estrutura organizacional, são eles: especialização do trabalho, cadeia de comando, margem de controle, departamentalização, centralização e descentralização eformalização. Vamos apresentar o conceito superficial de cada um a seguir.

2.1.1 Especialização do Trabalho

Como todos sabem no interior de uma organização existem várias tarefas executas, onde as quais são subdivididas em tarefas distintas para os diferentes cargos, então, essa divisão é o que desrespeita a especialização do trabalho.

2.1.2 Departamentalização

Mais um elementofundamental é a departamentalização onde aqui é agrupado posições com as tarefas comuns separadas anteriormente na especialização do trabalho, isso tudo para que haja uma melhor coordenação.

2.1.3 Margem de Controle

Se tomar por conta a palavra controle, já vamos identificar que estamos falando de chefia, níveis hierárquicos, ou seja, margem de controle ou amplitude da administração é onde seaponta o número de pessoas que são subordinadas a um chefe.

2.1.4 Centralização e Descentralização

Os conceitos de centralização e descentralização envolvem a delegação de autoridade e estão relacionados ao nível hierárquico em que as decisões são tomadas (DAFT, 1999). Ambas tem suas vantagens e desvantagens, por exemplo a centralização impõe um controle mais rígido dos processos, já adescentralização cria um clima de “competição”, quando se há possibilidades de fazer comparações de resultados, metas e outros.

2.1.5 Formalização

Se analisarmos a palavra formalização, já se tem ideia de que vamos falar de documentações, padronizações. A formalização envolver os documentos que padronizam a ação individual dentro da organização. Manuais de procedimentos, regras normas epolíticas da empresa descrevem as atividades, responsabilidade e autoridade de decisão das pessoas (DAFT, 1999).

2.1.6 Cadeia de Comando

A palavra cadeia propriamente dita representa um conjunto, ou seja, cadeia de comando é uma linha, círculo de pessoas, funcionários, onde esses estão interligados entre si, desde o mais alto nível hierárquico de funcionário até o mais baixo.


3 GESTORES...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do gestor na gestão estratégica
  • O gestor e seu papel na gestão de Conflitos
  • O papel dos conselhos gestores na gestão urbana
  • Papel do Gestor no Processo de Expedição de uma Organização do Setor de Transporte
  • Papel empreendedor do gestor de marketing em uma organização não governamental
  • GESTOR ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DO SEU PAPEL NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
  • O Papel do Gestor
  • Gestão Ambiental Portuária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!