A gestão de estoque, diferencial competitivo contemporâneo

Páginas: 26 (6352 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
A GESTÃO DE ESTOQUE, DIFERENCIAL COMPETITIVO CONTEMPORÂNEO


Autor: Claudio dos Santos Rodrigues, Bacharel em Administração, formado pela Faculdade do Amapá, Matriculado no Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção na FATEC.


Orientadora: Profa Dra Karen Menger da Silva Guerreiro, orientadora do Grupo UNINTER, graduada em Engenharia Civil, mestree doutora em Administração com ênfase em Gestão de Tecnologia e da Produção.


RESUMO


A gestão de estoque, até a pouco tempo relegada a uma simples atividade, sem muita importância para os rumos da organização, hoje é vista por muitos estudiosos como um diferencial competitivo em um mercado altamente concorrente, ganhando destaque cada vez maior, em um cenário recheado de incertezas e comuma margem de lucro cada vez mais reduzida, onde a redução das despesas operacionais e com perda de produtos, tornou-se palavra repetitiva no meio empresarial, transformando-se em metas empresariais, projetos para manter-se no mercado. Numa concorrência acirrada como a que estamos vivendo, já não tem-se espaço para as organizações que não busquem, atender as necessidades dos clientes, oferecendo aestes o produto que buscam, na hora certa e com preço que possam pagar. Nesse esforço constante em manter o produto no estoque a um preço competitivo, é que o controle de estoque ganha papel importante, pois manter o estoque da mercadoria, a um mínimo que não falte e a um Maximo que não onere as despesas operacionais, torna-se relevante para a continuação e crescimento da organização no cenáriocomercial. A falta de informação é uma realidade em todo segmento social, estando presente também no comercio varejista, este trabalho, resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada com vários autores que tratam do assunto, compreende informações relevantes para o entendimento sobre estoques, mostrando as opiniões e a importância atribuída ao controle de estoque pelos autores pesquisados, bemcomo mostra algumas técnicas recomendadas e aplicadas na atualidade para controlar os estoques.

Palavras-chave: Controle de Estoque. Concorrência. Redução de Gastos.



1. INTRODUÇÃO


Historicamente o estoque de produtos acompanha o homem há muito tempo, diria desde seu surgimento começou a preocupação com as reservas de alimento, para que não faltasse nos momentos deimpossibilidade de ir a caça, ou por qualquer outro motivo. Assim o homem foi desenvolvendo a arte de negociar, primeiramente na base da troca de produtos, ate chegar aos nossos dias onde continuam as trocas, porem de forma diferente, antes produto por produto, hoje produto por dinheiro, com a diferença que atualmente existem muitas ofertas de um mesmo produto e o cliente possuidor do capital dinheiro,procura adquirir onde lhe seja mais vantajoso, quer seja pelo menor preço ou outras vantagens como a certeza de que o produto que precisa vai lhe ser disponibilizado de imediato. Pois segundo (CRISTOPHER 2001) o cliente pode ser influenciado pelo preço ou pelas características percebidas. Porém, o mais importante pode ser a disponibilidade, em outras palavras, existe o produto em estoque, posso levá-loagora?.
A concorrência está em constante crescimento e com tendências de continuar crescendo, tornando-se mais difícil permanecer num mercado mais exigente e dinâmico, pois hoje, um fato que ocorre em outro país, tem repercussão global, assim o problema de um torna-se de todos. Nesse cenário altamente competitivo, pequenos ganhos transformam-se em grandes diferenças, para a manutenção ecrescimento das organizações. O controle de estoque adequado a demanda, que não seja tão pequeno a ponto de faltar, e nem seja grande demais, imobilizando o capital de giro, pode representar redução das despesas e aumento da lucratividade. Neste cenário, a satisfação do cliente torna-se um elemento essencial no mercado atual e engloba disponibilidade do produto, agilidade e eficiência na entrega,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO ESTRATÉGICA DE ESTOQUE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO – CASE GAROTO
  • A Gestao De Estoques Como Diferencial Competitivo Para Pequenas Empresas No Comercio De Fortaleza 1
  • Gestão de pessoas um diferencial competitivo
  • A importancia da gestão da qualidade como diferencial competitivo
  • Gestão do conhecimento: um diferencial competitivo nas organizações contemporaneas
  • Sistemas de gestão, como implantar para obter um diferencial competitivo
  • Diferencial competitivo
  • Diferencial competitivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!