A gestão da qualidade de vida nas organizações

Páginas: 18 (4360 palavras) Publicado: 28 de junho de 2011
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
UNIDADE BANGU
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

RECURSOS HUMANOS II: A GESTÃO DA QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES

JEFFERSON MARIANO DOS SANTOS
VENICIUS LARCEDA BONFIM

2007
SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

2- QUALIDADE

2.1- Definição da Qualidade

3- QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

4- CONCEITUANDO QVT E SUAS DIMENSÕES

5- ETAPAS PARAIMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE QVT

6- AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS

7- AUDITORIA OPERACIONAL DE RECURSOS HUMANOS

8- CONCLUSÃO

9- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A GESTÃO DA QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES

1- Introdução
Qualidade de vida é viver num ambiente saudável, onde se possa prestar o melhor serviço, simplesmente pelo fato de sentir-se bem.
A busca por uma melhorprestação se serviço e execução do produto, tem levado as organizações a tomarem decisões que visão melhorar a competitividade e a produtividade. Estas decisões são ligadas aos programas de qualificação total interna e externa das organizações.
Felizmente, não há uma maneira de falar de qualidade sem falar de qualidade sem lembrar do objeto alvo dos programas que são as pessoas. Inegavelmente ohomem é o principal fator determinante de sucesso ou insucesso dentro de uma organização, sendo assim, é imprescindível dar a ele toda a atenção e reconhecimento necessário, pois a palavra organização já inclui naturalmente o sentido contextual da pessoa.
Toda e qualquer organização tem por finalidade a vendas de produtos e serviços, almejando o lucro, que só será alcançado se este produto ouserviço satisfazer uma necessidade. Com esta visão é possível perceber que não existem apenas pessoas com necessidades a serem saciadas fora da organização, ou seja, onde estão os primeiros clientes e as primeiras necessidades a serem saciadas, senão dentro da própria organização?
Para que um produto ou serviço tenha qualidade, é necessário que eles sejam bem fabricados e isto só poderá acontecer se oambiente onde eles forem gerados seja um ambiente de qualidade, onde as pessoas estão empenhadas em dar o melhor de se.
Hoje as empresas investem em recursos humanos porque já existem a percepção de que pessoas bem treinadas, felizes e envolvidas com o processo de produção têm se tornado um diferencial para a empresa. Uma pessoa motivada trabalha com empolgação, com a certeza de que terá seutrabalho reconhecido e valorizado. Por este motivo o ambiente de trabalho precisa se tornar em um lugar gostoso para se estar ao invés de uma aparência que dê uma sensação de fadiga, angustia ou punição e desânimo.
Em plena "era da informação", olhar para as pessoas e ver nelas um grande potencial é sem dúvida a melhor das estratégias a se desenvolver, saber que uma pessoa pode dar sempre algo mais écom certeza o caminho pelo qual muitas organizações tem padecido, porem para aquelas que sabem realmente valorizar o que têm, uma historia em diferente e ao invés de prejuízos com troca de colaboradores têm contabilizado lucros com o aumento da produtividade e conseqüentemente o retorno do investimento.
Fazer com que as pessoas se sintam bem para realizar uma tarefa é mais que um simplesmaterial para trabalho, é conseqüência de todo um envolvimento, ou seja, um conjunto de ações que buscam envolver e mobilizar todos os recursos para que eles se voltem para proporcionar o bem estar das pessoas. Um colaborador feliz com seu trabalho produz mais, veste a camisa da empresa, sente-se orgulhoso em fazer parte daquela organização, fala bem e conquista novos clientes mostrando apenas o que eleconsegue ver em sua empresa, em local bom para se trabalhar, com um compromisso para com as pessoas, em um ambiente bem familiar, tudo isso troca de uma boa recompensa em dinheiro, que proporciona uma vida melhor fora da organização. Tudo isso é uma via de mão-dupla, onde quem dar o melhor recebeu melhor, isso vale tento para a organização como para o seu colaborador de menor nível.
Neste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade de vida e estresse nas organizações
  • Estresse e qualidade de vida nas organizações
  • qualidade de vida nas organizações
  • Qualidade de vida nas organizaçoes
  • Qualidade de vida nas organizações de ensino
  • SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA AS ORGANIZAÇÕES
  • A importancia da gestão de qualidade nas organizações
  • Gestão da Qualidade e Produtividade nas Organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!