A GESTÃO CULTURAL DO POVO XAKRIABÁ E SUA PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA CULTURAL BRASILEIRA

Páginas: 22 (5437 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
A GESTÃO CULTURAL DO POVO XAKRIABÁ E SUA PARTICIPAÇÃO
NA POLÍTICA CULTURAL BRASILEIRA
Terezinha Maria Furiati1
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar as formas de participação, sistematização, apropriação e gestão adotadas pelo povo Xakriabá em Minas Gerais, da política governamental brasileira de fomento e incentivo à cultura, observando a articulação realizada por esse povocom a educação, bem como os resultados alcançados em sua proposta de levantamento, revitalização, valorização e divulgação de sua cultura.
Palavras-chave: cultura; projetos sociais; gestão

Conhecendo os Xakriabá
Com um histórico de contato com povos europeus, africanos e com brasileiros de diversas ascendências, que culmina na catequização e na miscigenação de sua população original, e deconflitos com fazendeiros, os Xakriabá vêm acumulando, apesar disso, conquistas importantes no que se refere ao reconhecimento de sua identidade. Por parte do Estado, a emancipação e o reconhecimento desse povo aconteceu a partir da homologação da terra indígena Xakriabá em 1987.
A Terra Indígena Xakriabá (TIX) está localizada no Norte do Estado de Minas Gerais, no Município de São João das Missões.Como muitos dos grupos indígenas do Sudeste brasileiro, os Xakriabá ainda não conquistaram reconhecimento social, que não está garantido mesmo depois de mais de vinte anos da homologação definitiva de sua terra. Em outras palavras, o reconhecimento jurídico não se fez acompanhar de um reconhecimento mais amplo na sociedade civil que assegurasse a esse povo as condições de autossustentabilidade ede autogestão do seu patrimônio social, natural e cultural.
Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população da TIX é de 7.760 indivíduos, dos quais mais de 50% tem idade abaixo de 24 anos; mas segundo as lideranças Xakriabá, esse número hoje está em torno de 9 mil indígenas, que vivem em uma área “demarcada em 53.074,92 ha (530,74 km²)”, o que“representa 78,28% da extensão territorial do município de São João das Missões, que é de 678 km²” (ESCOBAR, 2012, p. 14). A área indígena se estende à margem oeste do Rio São Francisco e “é compreendida por duas áreas vizinhas, distribuídas em 31 aldeias, 23 sub aldeias e diferentes grupos de parentesco.”2
Com a quase extinção da caça e da pesca, os Xakriabá vivem praticamente da agricultura e dacriação de animais domésticos e de pequenos rebanhos bovinos.
A produção local, bem debilitada por vários fatores, é de subsistência com a movimentação de algum excedente; não se baseia no modelo capitalista e tem sido trabalhada pelos projetos sociais no sentido de melhorarem tecnicamente os processos, através da aquisição de equipamentos, melhoria de infra-estrutura, assessoria técnica para torná-laeconomicamente viável e ambientalmente sustentável. (ESCOBAR, 2012, p. 119).
Para compreender a situação vivida pelos Xakriabá nos dias atuais, é necessário levar em consideração alguns fatores que tiveram papel relevante na história deste povo. O grande avanço da escolarização, proporcionado pela criação das escolas estaduais indígenas de Minas Gerais, iniciada em 1997, é considerado o maiordeles. Esse processo garantiu aos Xakriabá e às demais comunidades indígenas do Estado de Minas Gerais o direito à educação diferenciada. Outros fatores, como o
aumento da renda familiar devido a uma presença maior do Estado em serviços de educação, saúde, previdência social e programas de transferência de renda; a melhoria das condições de infraestrutura sanitária, além da melhoria das estradas pelaprefeitura municipal e o aumento dos meios de transportes individuais e coletivos intensificam a integração socioterritorial e aceleram o processo de modernização e de urbanização extensiva (no sentido mais amplo do termo) na Terra Indígena Xakriabá. (GOMES; MONTE-MÓR, 2006 citado por ESCOBAR, 2012, p. 16)3.
Ainda no final da década de 1990 e início dos anos 2000, outros fatores de grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política de Gestão do Patrimônio Cultural
  • A adversidade cultural das diferentes etnias com enfoque a cultura afro-brasileira e a sua participação na...
  • politicas culturais
  • Políticas Culturais
  • Políticas Culturais
  • gestao culturaL
  • Gestão cultural
  • Divergência cultural entre os povos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!