A Geologia e o Solo

Páginas: 7 (1506 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A Geologia e o Solo

O componente fundamental da atividade humana é o ambiente geológico, uma vez que todas as feições da superfície terrestre (montanhas, planícies, rios, solos, etc.) dependem das condições geológicas. Dessa forma, para se compreender determinado ambiente, é essencial o conhecimento da Geologia.

Erosão dos solos

-Tipos de solos

Os solos são sistemas complexosconstituídos, geralmente, por uma fase sólida (minerais), uma fase líquida (água) e uma fase gasosa (ar).

-Solos em Engenharia Civil

Para a Engenharia Civil, o solo pode ser simplesmente definido como o material sólido que pode ser removido sem o uso de explosivos. Do ponto de vista da Mecânica dos Solos, que trata o solo como um material, as principais propriedades dos solos são:plasticidade: esta ligada ao conteúdo de água dos solos;
resistência: é a capacidade do solo de resistir à deformações que depende da coesão e do atrito;
deformabilidade, é a medida da tendência do solo de se adensar por redução no volume de vazios, quando comprimido.
permeabilidade, mede a facilidade com que a água atravessa o solo
expansividade, é a tendência do solo de aumentar de volume com oaumento do conteúdo de água

-Solos em Geologia de Engenharia

Os tipos de solo reconhecidos pela Geologia de Engenharia são os solos residuais ou “in situ” (solo superficial e solo de alteração), que são aqueles formados pela decomposição das rochas e os solos transportados (aluvião, coluvião e tálus), formados por processos de erosão, transporte e deposição de materiais preexistentes, em geral ospróprios solos residuais.

Tipos de erosão superficial

A erosão superficial dos solos é produzida por processos de erosão pluvial e fluvial. A erosão pluvial é conseqüência do impacto das gotas de chuva sobre o solo, provocando a desagregação e a liberação das partículas do solo. A erosão fluvial é provocada pelo arraste das partículas de solo pelo fluxo de água, seja de enxurradas de águasde chuva ou de cursos de água. Por ocasião de uma chuva, os dois processos atuam conjuntamente já que o solo desagrega-se pelo efeito do impacto das gotas de chuva e, tornando-se úmido (ou saturado), tem sua resistência reduzida, sujeitando suas partículas ao arraste pelas enxurradas. Quanto maior for a velocidade do fluxo de água sobre a superfície do solo, maior será o efeito erosivo, levando àformação de sulcos e ravinas de erosão e, em casos mais graves, ao aparecimento de boçorocas.

A susceptibilidade dos solos à erosão, ou seja a facilidade ou a menor resistência que os solos oferecem à erosão, varia em função de diversos fatores, entre os quais os mais importantes são a composição granulométrica (tamanho dos grãos) do solo, a declividade da superfície do solo exposta à erosão eda cobertura vegetal.

A declividade, quando se tratam de superfícies de encostas naturais, dificilmente pode ser modificada, entretanto, práticas de conservação do solo (práticas conservacionistas) podem ser aplicadas, tais como a construção de curvas de nível e terraços e a revegetação. Quando se tratam de superfícies artificiais, tais como taludes de cortes e aterros, a declividade pode serajustada para reduzir a erosão, entretanto, isto geralmente significa elevação dos custos, uma vez que taludes de menor inclinação exigem maior volume de escavação, nos cortes, ou de compactação, nos aterros. Também nesses casos de taludes artificiais, práticas conservacionistas podem ser aplicadas para reduzir a erosão, tais como a construção de canaletas de drenagem e a revegetação.

A coberturavegetal exerce um papel determinante na estabilidade dos solos frente à erosão. Assim, em florestas de grande porte, a erosão superficial é praticamente nula, mesmo em encostas de forte declividade. A vegetação rasteira, do tipo gramínea, desde que bem fechada e com raízes bem implantadas, também reduz ou elimina os efeitos da erosão. Os maiores problemas ocorrem com zonas de vegetação rala,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geologia do solo
  • Mecanica dos solos e geologia
  • mecânica dos solos e geologia
  • geologia-classificaçao dos solos
  • Geologia e ciências do solo
  • TRABALHO DE GEOLOGIA Solos Sedmentares
  • Seminário geologia (solo cimento)
  • TRABALHO GEOLOGIA E MEC NICA DOS SOLOS FINALIZADO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!