A Geologia de Engenharia no Projeto e Constru o de Obras Subterr neas

817 palavras 4 páginas
A Geologia de Engenharia no Projeto e Construção de Obras Subterrâneas

No Brasil, as obras subterrâneas estão presentes nas construções de rodovias, ferrovias, metrôs, hidrelétricas, garagens e sistemas de infraestrutura (telefonia, gás, esgoto), entre outros. Um exemplo significativo é o da usina hidrelétrica de Parigot de Souza, que possui 23 km de túneis escavados em granitos e magmáticos. A utilização desse espaço subterrâneo já vem sendo feita há dezenas de anos nos países mais desenvolvidos. Um dos fatores que incentivam a utilização desse espaço é a relativa falta ou limitações de áreas na superfície. O custo para utilização desses espaços é elevado, mas em contra partida tem solucionado muitas dificuldades. O espaço subterrâneo tem outras utilidades em alguns países, onde são usados para armazenar petróleo e derivados, água e alimentos.

Infraestruturas Urbanas Nesses casos, o uso desse espaço é muito comum nas grandes cidades, onde uma série delas, de dimensões menores, formam uma verdadeira rede, cujo conjunto lembra uma teia de aranha. Tais como: fornecimento de gás, água, coleta de esgotos domésticos, telefonia, energia elétrica e drenagem urbana.
Garagens subterrâneas é uma excelente solução para diminuir o problema de estacionamento em grandes cidades e capitais.
Tuneis são estruturas utilizadas para as mais diversas obras, como: metrôs, rodovias, ferrovias, barragens, saneamento básico etc. O objetivo do túnel é permitir uma passagem direta através de obstáculos, que podem ser elevações, rios, canais, áreas densamente povoadas e outros.
A escolha do traçado é regida principalmente pelos dados geológicos e hidrológicos das áreas.
A importância do conhecimento geológico é essencial para o planejamento das investigações do solo e do subsolo, para um melhor conhecimento e esclarecimento possível das condições geológicas e hidrográficas. Tais investigações são fundamentais para escolha de métodos e ferramentas apropriadas para cada caso.
Os

Relacionados