A Geologia Da Regi O De Ocorr Ncia Dos Quartzitos

484 palavras 2 páginas
A geologia da região de ocorrência dos quartzitos, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, foi objeto de estudo de várias gerações de pesquisadores, onde foi admitida a existência de duas unidades estratigráficas fundamentais (terrenos metassedimentares e complexos gnáissicos-migmatíticos-graníticos).
Em termos tectônicos, nessa área ocorreram vários eventos termais, os quais modelaram o arcabouço geológico-estrutural dessa região supracitada, que também esta inserida na Província Pegmatítica Borborema/Seridó e limitada pelo Lineamento Patos.
A complexidade litológica estratigráfica sempre provocou divergência entre os pesquisadores para o estabelecimento de colunas estratigráficas para essa região, as maiores diferenças estão no posicionamento dos grupamentos litológicos na coluna estratigráfica e em menor escala na composição litológica.
O arcabouço regional é constituído por formações de rochas pré-cambrianas do Neoproterozóico e Arqueano/Paleoproterozóico, definido por uma associação litoestratigráfica distribuída essencialmente nas unidades denominadas Complexo Gnáissico-Migmatítico basal do Grupo Caicó, os metamorfitos de cobertura do Grupo Seridó e rochas filonianas.
O Complexo Gnáissico-Migmatíco do Grupo Caicó é constituído por uma seqüencia litológica de alto grau metamórfico formado por gnaisses e migmatitos, incluindo supracrustais mais antigas.
O Grupo Seridó compreende a Faixa de Dobramentos Seridó de Brito Neves (1975), de um modo geral, é denominada de Faixa Seridó, que aflora na região central do Rio Grande do Norte, e estende-se até a Paraíba. Esse Grupo é constituído pelos metamorfitos da Formação Serra dos Quintos na base da seqüência metassedimentar, sucedida pelos gnaisses da Formação Jucurutu, pelos quartzitos da Formação Equador e pelos xistos da Formação Seridó no topo da unidade.
Em linhas gerais, a cobertura das unidades lito-estratigráficas na região é caracterizada pelos colúvio-eluviais e aluviões que são constituídos de areias

Relacionados

  • Hidrografia
    6271 palavras | 26 páginas
  • ciencias
    6939 palavras | 28 páginas
  • Mapa de mirandiba
    13272 palavras | 54 páginas