A genese do pensamento politico na polis e suas principais contribuicoes relevantes para o mundo contemporaneo

Páginas: 20 (4938 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
WILLIAN FRANCO BERNARDES CUSTÓDIO DA SILVA DA SILVEIRA



















ORIGEM DO PENSAMENTO POLÍTICO NO MUNDO GREGO ANTIGO




Trabalho Final do Curso de Introdução à Ciência Política





















Araraquara, Setembro de 2014





1. Introdução:

Os gregos, por intermédio do pensamento racional equilibrado, refletiam sobre omundo
vísivel aos seus olhos. Ao pensar em refletir sobre o universo trilhando o caminho da razão e luz, foi com eles que começou-se o desenvolvimento de um pensamento político.

“ (…) A reflexão política começa com os gregos. Sua origem está vinculada ao racionalismo claro e tranquilo da mente grega. Em vez de se projetar na esfera da religião, como os povos da Índia e da Judéia; em lugar deaceitar o mundo em confiança e de vê-lo sob a luz da fé, os gregos trilharam o caminho do pensamento e, ousando especular sobre as coisas visíveis, procuraram conceber o universo do ponto de vista da razão. (…) ” (Barker, 1978, Pág. 21)

Com o reconhecimento de que os gregos eram seres autônomos e parte independente do universo, passaram a dar maior importância ao andamento das coisas a sua voltarelacionados ao seu próprio comportamento. Nesse contexto, tiveram a capacidade de perceber ser independente do Estado que o governava e que ambos tinham a sua importância para a manutenção sadia da prática política. Assim, tornou-se necessário direcionar o pensar político em como relacioná-los e, assim, começaram a fundamentar a tal ciência política como conhecemos atualmente.

“ (…) Nãotinham os gregos aquele sentido da pequenez do homem, que os levasse a ver-se como grãos de pó no infinito. Ao contrário, era natural para eles conceber-se como seres à parte no mundo, auto-subsistentes; os gregos se aventuraram a destacar-se da sua própria experiência e a julgar o seu comportamento em contraste com aquela experiência. A capacidade de fazer tal abstração e antítese pode parecer pouco,mas a conceituação da antítese do indivíduo e do estado é condição necessária para o pensamento político. A tarefa de todo pensador político é conciliar e abolir esta antítese, depois de compreender a sua força. Sem esta percepção perdem sentido os problemas da ciência política, relacionados com a autoridade do Estado e com o fundamento das leis. Sem a conciliação dos termos antitéticos, nenhumdesses problemas pode ser solucionado. (…) ” (Barker, 1978, Pág. 22)

2. Revisão Bibliográfica:

A gênese da política relacionada com o surgimento da polis e a relevância da atividade política para o mundo grego antigo.

Com o advento do pensamento racional, datado na época da Grécia Clássica, os gregos foram condicionados a fazer uma análise mais intensa de suas experiências empíricas, ouseja, de acontecimentos do seu cotidiano. Desse modo, houve uma preocupação maior por parte dos indivíduos com a forma de organização política e social dos mesmos. Por isso, o surgimento do pensamento político aliado à razão grega tornou-se necessário.

“ (…) A reflexão política começa com os gregos. Sua origem está vinculada ao racionalismo claro e tranquilo da mente grega. Em vez de seprojetar na esfera da religião, como os povos da Índia e da Judéia; em lugar de aceitar o mundo em confiança e de vê-lo sob a luz da fé, os gregos trilharam o caminho do pensamento e, ousando especular sobre as coisas visíveis, procuraram conceber o universo do ponto de vista da razão. (…) ” (Barker, 1978, Pág. 21)

Com o surgimento da polis, no século VIII a.C, aliado ao modo de pensar racionalgrego, tornou-se possível que a política pudesse ter um campo de atuação prático no modo de vida dos indivíduos. A discussão livre dos cidadãos sobre como essa cidade-estado deveria organizar-se com o intuito de manter a existência plena deles nesse meio, permitiu que o surgimento da prática política fosse viável.

“ (…) fundado no livre exame e na interrogação sobre o fundamento de todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • genese do pensamento contemporaneo
  • Pensamento Político Contemporâneo e Pensamento Político Brasileiro
  • GÊNESE DO PENSAMENTO POLÍTICO. CONCEITOS FUNDAMENTAIS
  • Maquiavel: a gênese do pensamento político moderno
  • As Principais Tendências Do Pensamento Antropológico Contemporâneo
  • A História e sua inserção no mundo politico contemporâneo
  • O terceiro conceito da gênese do pensamento político – o monoteísmo
  • Pensamento contemporaneo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!