A função social do ordenamento jurídico

Páginas: 13 (3122 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL
CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E JURÍDICAS
DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE DIREITO









FUNÇÃO SOCIAL DO ORDENAMENTO JURÍDICO
















FUNÇÃO SOCIAL DO ORDENAMENTO JURÍDICO












BOA VISTA – RR
JULHO/2011“O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros”. (Santo Agostinho)

Resumo


O presente Trabalho tem como tema a Função Social do Ordenamento Jurídico. A pesquisa mostra que no estágio atual em que se encontra a sociedadehumana e o próprio ordenamento jurídico, necessita-se de uma nova concepção do direito e de seus ramos.
Observa-se neste trabalho a função social do direito e sua ligação com temas que permite uma releitura no perfil do direito de propriedade, como a função social do contrato e também de todos os outros institutos existentes no ordenamento jurídico
A concepção de direito e de função social dodireito está na alternativa de que os institutos (públicos e privados) criados devem atender aos fins apresentados em seu conteúdo, em sua concepção dogmática. E com finalidade de buscar o bem coletivo.


Palavras-chave: Sociedade; Coletividade; Ordenamento Jurídico; Direito, Função Social.

Abstract


This script has a theme the Law Social Function. The search lets show that the human societylevel and legal order requires a new conception of law and it branches.
It is observed that the study of the law social function and it connection with others themes allows a new reading of the property might, such as the social contract as well as every other institution on the legal system.
The conception of law and social function of law is the alternative that the institutions (public andprivate) are created to meet the purposes given its content, dogmatizing their design. And in order to seek the collective good.


Keywords: Society; Collective, Legal System, Law, Social Function.

Sumário





Introdução


A seguinte pesquisa foi elaborada acerca da Função Social do Ordenamento Jurídico que, a princípio aparece neste trabalho com uma visão geral sobre o temaprincipal, em seguida o trabalho aborda campos no qual a Função Social atua no âmbito jurídico juntamente com o Ordenamento Jurídico.
Baseando-se na última unidade da ementa da disciplina de Introdução ao Estudo de Direito, ministrada pelo professor Gursen De Miranda, na Universidade Federal de Roraima – UFRR, no semestre 2011.1. A aluna Priscila Maria Oliveira Pereira, de matrícula 1201116031, nascidano dia 25 de janeiro de 1993, em Boa Vista, capital do estado de Roraima elaborou a seguinte pesquisa com intuito de obter notar especial nesta matéria de introdução.
Neste trabalho, serão aplicados os conhecimentos de Direito em suas diversas faces, dogmática, normativa, filosófica, axiológica, justa e facultativa, bem como em outras áreas como, linguagem, Ciência Política e principalmenteSocial. Por meio de estudos detalhados, pesquisas acerca das teorias dos principais juristas e consultas a diversas bibliografias, deu-se a busca do tema principal da pesquisa.
Segundo a pesquisa acerca da função Social do Direito mostra certa obscuridade, pois o assunto ainda não é muito abordada dentre o mundo jurídico. E cabe a nós os novos estudiosos do Direito criar uma forma mais clara e maislúcida, capaz de desvendar e descobrir as riquezas que o ordenamento jurídico trouxe ao longo do tempo juntamente com a função social.
Utilizou-se a língua portuguesa padrão, observando-se palavras do vocabulário jurídicas adquiridas por meio de pesquisas realizadas.



Função Social do Ordenamento jurídico

É de suma importância para os estudantes de direito aprenderem o que é função...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compreeção da função do assistente social jurídico
  • a Função do Contrato Social no Ambito Juridico
  • Ordenamento juridico
  • Ordenamento jurídico
  • Ordenamento juridico
  • Ordenamento juridico
  • ordenamento juridico
  • ORDENAMENTO JURÍDICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!