A função do doscente nno processo de ensino aprendizagem

Páginas: 7 (1505 palavras) Publicado: 29 de junho de 2012
A FUNÇÃO DO DOCENTE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM








Camila Lobo dos Santos
Glauco Spena
Marta Moura







Resumo - A educação no Brasil apresenta várias dificuldades, como por exemplo, a falta de políticas sociais de integração queconscientizam os estudantes sobre a importância da educação em suas vidas, ficando essa tarefa na mão dos educadores. O presente artigo busca proporcionar uma reflexão, através de revisão bibliográfica, do papel do professor de ensino público no processo educativo, demonstrando a responsabilidade do professor perante a formação de seus educandos. Espera-se que a partir desta reflexão o docenteconscientize-se de seu papel na formação de seus alunos, melhorando a qualidade do ensino.

Palavras-chave: Docente. Ensino Público. Aprendizagem.


1. INTRODUÇÃO


O presente artigo busca proporcionar uma reflexão sobre a função do professor no processo ensino-aprendizagem e será fundamentado através de revisão bibliográfica, a partir de livros e monografias referentes ao assunto emdiscussão. A principal questão a ser respondida é como o conhecimento do papel do professor pode contribuir para a melhoria do ensino, nas escolas públicas?
Entendemos o professor como a figura mais importante do processo educativo, em todas as suas esferas. Cabe ao mestre a incumbência de ensinar, orientar, estimular e incentivar crianças e jovens a descobrir suas potencialidades.

Aessência da razão de existir do professor é a educação tomada em seu sentido integral. Não há mais espaço para professores que trabalham apenas conteúdos específicos, aguardando que outro profissional ensine fundamentos de ética, solidariedade e verdade, pois esses valores e sua fixação são responsabilidade de todos (ANTUNES, 2002, p.108).

O professor tem como dever participar do processo deformação da opinião pública, transmitindo todo conhecimento e toda racionalidade que for capaz (POMBO, 2000, p.72).

Sem o educador seria impossível conceber a sociedade e sua contínua evolução cultural e científica. Afinal, todas as áreas do conhecimento humano dependem do professor para serem apreendidas com eficácia e colocadas em prática com competência e habilidade.



2. O PROFESSORE O ATO DE ENSINAR

Com as mudanças que estão ocorrendo na sociedade, como a banalização da informação, a revolução digital, da nova política, da nova economia e dos desequilíbrios familiares, torna-se necessário que o professor faça dos conteúdos habituais de suas disciplinas instrumentos, que além de qualificarem para a vida, estimulem capacidade e competências, com o intuito deestimular todas as inteligências de seus alunos (ANTUNES, 2002, p.47).

O professor deve se reconstruir, criando no aluno um ser crítico, auxiliando na formação de sua personalidade. Valorizando a luta pelo seu espaço na sociedade, derrubando barreiras e vencendo obstáculos que a vida possa lhe proporcionar.

Se os docentes têm a intenção de estimular em seus alunos o amor pelo saber e orespeito pela diversidade e criação, devem buscar o contraste crítico e reflexivo (GÓMEZ, 2001, p.304). Segundo Pombo (2000, p.80), o educador deveria ter por objetivo preparar adultos livres de traumas psicológicos, pessoas que não estivessem intencionadas de tirar dos outros a felicidade que delas próprias foi retirada.
O professor deve ter um compromisso essencial com o aprendizado doaluno para que este obtenha sucesso em suas atividades. Dessa maneira, o docente precisa ter conhecimento não apenas da matéria que administra, mas, sua formação deve estar pautada em um leque de conhecimentos quer sejam eles, sociais, políticos, econômicos ou culturais.

Deixando, assim para trás a lembrança de professores que ensinam exclusivamente as disciplinas da grade curricular,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A função da brinquedoteca no processo de ensino-aprendizagem
  • A FUNÇÃO DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem
  • A função da mídia impressa no processo de ensino e aprendizagem
  • “A função social da escola e a função do professor no processo ensino-aprendizagem e de desenvolvimento do aluno”.
  • O FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
  • A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem instrumentos de análise
  • Função social da escola e do professor no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do aluno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!