A função da supervisão escolar e do orientador

Páginas: 4 (975 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
A FUNÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR E DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

Introdução 
A integração nas ações dos especialistas em educação é importante para a inserção de propostas construtivas que permite àação pedagógica o atingimento dos objetivos propostos. Através do acompanhamento da prática docente e prática discente ambos os profissionais poderão dentro das suas atribuições agregarem valores quantoao papel de supervisor escolar e orientador educacional na escola. Neste sentido, o supervisor escolar é também responsável pela leitura de sociedade e de mundo procurando ir além dos aspectosindividuais que permeiam a sala de aula e todos os seus elementos conflituosos e o orientador educacional pela postura metodológica do professor.

Objetivos- Entender como alguns autores descrevem a funçãoda Supervisão Escolar e do Orientador Educacional.- Verificar a realidade vivenciada por profissionais que atuam nessas áreas.- Identificar as atribuições que cabem aos profissionais da Supervisãoescolar e Orientação Educacional.

Metodologia 
A presente pesquisa teve como foco a Supervisão Escolar e a Orientação Educacional, contando com a pesquisa bibliográfica, onde buscou-se suporteteórico para concretizar o trabalho, e através da pesquisa de campo, onde buscou-se informações com orientadores educacionais e professores sobre o tema aqui estudado, tendo como instrumentos a leitura emdiversas fontes, análise de documentos escolares relacionados à pesquisa e observação do cotidiano da escola e também a aplicação de entrevistas com os profissionais da escola.

Breve histórico daSupervisão escolarEm seu início a supervisão escolar foi praticada no Brasil em condições que produziam o ofuscamento e não a elaboração da vontade do supervisor. O objetivo pretendido com a supervisãoque se introduzia, era o de uma educação controlada, para uma sociedade controlada, um supervisor controlador e também controlado. O supervisor / educador foi percebendo, enfim, que sua tarefa não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A FUNÇÃO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO ESCOLAR: ÊNFASE EM GESTÃO ESCOLAR, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
  • UMA SUPERVISÃO ESCOLAR PARA UMA SUPERVISÃO CONTEMPORÂNEA
  • Supervisão escolar
  • Supervisão escolar
  • Supervisão Escolar
  • supervisão escolar
  • supervisão escolar
  • Supervisão escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!