A função do doscente nno processo de ensino aprendizagem

1505 palavras 7 páginas
A FUNÇÃO DO DOCENTE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Camila Lobo dos Santos Glauco Spena Marta Moura

Resumo - A educação no Brasil apresenta várias dificuldades, como por exemplo, a falta de políticas sociais de integração que conscientizam os estudantes sobre a importância da educação em suas vidas, ficando essa tarefa na mão dos educadores. O presente artigo busca proporcionar uma reflexão, através de revisão bibliográfica, do papel do professor de ensino público no processo educativo, demonstrando a responsabilidade do professor perante a formação de seus educandos. Espera-se que a partir desta reflexão o docente conscientize-se de seu papel na formação de seus alunos, melhorando a qualidade do ensino.

Palavras-chave: Docente. Ensino Público. Aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo busca proporcionar uma reflexão sobre a função do professor no processo ensino-aprendizagem e será fundamentado através de revisão bibliográfica, a partir de livros e monografias referentes ao assunto em discussão. A principal questão a ser respondida é como o conhecimento do papel do professor pode contribuir para a melhoria do ensino, nas escolas públicas? Entendemos o professor como a figura mais importante do processo educativo, em todas as suas esferas. Cabe ao mestre a incumbência de ensinar, orientar, estimular e incentivar crianças e jovens a descobrir suas potencialidades.

A essência da razão de existir do professor é a educação tomada em seu sentido integral. Não há mais espaço para professores que trabalham apenas conteúdos específicos, aguardando que outro profissional ensine fundamentos de ética, solidariedade e verdade, pois esses valores e sua fixação são responsabilidade de todos (ANTUNES, 2002, p.108).

O professor tem como dever participar do processo de

Relacionados