A França no século XVIII

Páginas: 2 (353 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial.Os impostos eram pagos somente por eles, com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
A França era um país absolutista nesta época. Os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões naforma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia) ou condenados à morte.
A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povofoi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca oinício do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, pois ele resumia muito bem osdesejos do terceiro estado francês.
Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país.
Em de agosto de 1789, aAssembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este importante documento trazia significativos avanços sociais,garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.
Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniõesdiversificadas. Os girondinos representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam umamaior participação popular no governo. Jacobinos eram também radicais e defendiam também profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres.
Em 1795, os girondinos assumem o poder e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a franca seculo xviii
  • Perfume
  • Século xviii
  • A Educação no seculo XVIII
  • as revolucoes no seculo xviii
  • Revoluções burguesas no século xviii
  • Noivas século XVIII
  • Américas no Século XVIII

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!