A fotografia na sociedade do consumo

Páginas: 5 (1074 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
Universidade Comunitária Da Região De Chapecó – UNOCHAPECO


Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda


2º Período


Acadêmica: Franciele Carla Galuppo


Disciplina: Oficina Cultura do Entretenimento


Professor: Francisco Duarte Pavin



A sociedade do consumo


Eu escolhi falar sobre a fotografia como uma das minhasreferências, por ela fazer parte do meu dia-a-dia e por eu acreditar que ela seja a principal responsável pela alienação do consumo, as pessoas passaram a acreditar muito no que veem retratado em imagens, dando mais valor ao criado do que ao real.
A fotografia faz ilusão ao que é real, ela tem o poder de mostrar exatamente o que as pessoas querem ver, mesmo que isso não faça parte da nossa realidade.As pessoas muitas vezes acreditam que na sociedade atual as imagens falem por si próprias, sendo considerada a representação fiel do real, mas não se dão conta de que as imagens podem ser manipuladas para estar de agrado com a situação ao qual estão associadas e de acordo com as intenções de quem as divulga.
De acordo com Guy Debord a sociedade passou a preferir as imagens e asrepresentações ao realismo e ao concreto. Ela passa a preferir a ilusão à realidade. E a fotografia esta ai pra isso, para concretizar a alienação no qual o consumo e a produção se tornaram. A sociedade deixou de querer ser para passar a parecer, de acordo com aquilo que alguém um dia falou que seria o correto.
A sociedade é influenciada pelo que vê, as imagens são as responsáveis por criar nas pessoaso pensamento do que é certo e do que é real. Na realidade, segundo Guy Debord, a sociedade do espetáculo não é um conjunto de imagens, mas sim a relação social entre as pessoas mediadas pelas imagens.
A fotografia hoje pode ser facilmente modificada podendo transformar seu sentido naquilo que se busca. Aos olhos das pessoas a fotografia pode muito bem passar uma imagem errada, as conduzindoa acreditar naquilo que foi retratado sem buscar saber o que de fato é verdade e o que não passa apenas de uma mentira para os influenciarem a realizar exatamente os desejos de quem criou tal imagem.
Deparamos-nos a todo o momento com fotografias lindas de mulheres magras e poderosas seguindo exatamente o padrão de beleza que a sociedade impôs, nos sentimos na obrigação de buscar poraquilo para nós mesmas, e fazemos loucuras para alcançar isso. Somos influenciados pelo que os nossos olhos veem e buscamos realizar nossos desejos de todos os modos, precisamos realmente parecer ser aquilo que a sociedade busca, deixamos de lado o nosso eu interior e nos transformamos exteriormente de acordo com o que a moda e a sociedade dita. Mas isso não acontece somente com as mulheres, os homenstambém têm seus desejos obsecados de ser melhor a cada dia que passa, e passamos a acreditar que para sermos bons o suficiente precisamos estar sempre seguindo os passos da sociedade, nos modificando constantemente e consumindo de um jeito inacreditável.
Somos iludidos pelo que é belo, somos manipulados pelo que parece ser, somos protagonistas de um filme onde o diretor é a sociedade, ondedevemos seguir as vontades impostas por ela, vivemos na sociedade do espetáculo nos imaginando em um mundo totalmente real, em que acreditamos que aquilo que vemos é real, que aquilo que a notícia diz é totalmente verdade e o que passar desapercebido pelo mundo das notícias não existe. Precisamos ver para poder crer, mas não queremos perceber que nem tudo o que vemos é a nossa total realidade.Os noticiários escondem a verdade atrás de um espetáculo inventado por eles, preferimos a criação das novelas do que olhar e se surpreender com a realidade que a dia nos atormenta, esquecemos da educação para darmos valor a uma novela que tira nossa total concentração do nosso mundo real. Os noticiários, fazendo uso das imagens, se tornam os responsáveis por transmitir a verdade em forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade de consumo
  • O que é Sociedade de Consumo?
  • Sociedade de consumo
  • Sociedade de consumo
  • A sociedade de consumo
  • A sociedade de consumo
  • Sociedade de consumo
  • sociedade de consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!