A FORMQAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO E SEU REFLEXO NO MERCADO DE TRABALHO

1350 palavras 6 páginas
A FORMQAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO E SEU REFLEXO NO MERCADO DE
TRABALHO
Cláudio Alves Porto

O COREN-SP, preocupado com a situação atual relacionada com a Formação Profissional de Enfermagem, vem assumindo com determinação, intensa atuação nesta área, seja relacionada com o nível técnico, seja com o nível superior.
Estas ações são constituídas por reuniões com todas as Faculdades e Escolas do Estado, indistintamente, seja por meio de seminários, seja por meio de reuniões institucionais, buscando a consciência dos profissionais responsáveis pela condução do processo de Formação Profissional, para a urgente e inequívoca necessidade de se construir novos paradigmas.
Assistimos, no Estado de São Paulo, no primeiro semestre deste ano, ocorrerem iatrogenias em quantidade e gravidade de conseqüências superiores ao observado nos 12 meses anteriores.
Na verificação dos fatos, faz-se presente a evidencia de condutas, atitudes e posturas inadequadas ao exercício profissional livre e isento de riscos provenientes da imperícia, imprudência e negligencia profissional.
No aprofundamento da análise destes fatos, percebe-se claramente que estas distorções são presentes no processo ensino-aprendizagem da formação profissional, como segue:
SITUAÇÃO ATUAL:


Plano de Ensino e projeto Pedagógico elaborado por Mantenedores leigos e/ou Diretores
Pedagógicos, sem qualquer participação de Enfermeiro;



Ausência de participação do Enfermeiro que responde pela Coordenação (RT) e dos
Enfermeiros professores (teoria + estágios), da elaboração das competências a serem desenvolvidas pelo curso, provocando o distanciamento entre o processo ensino-aprendizagem e o produto deste;



Coordenador de Enfermagem do Curso (RT) assumindo papel praticamente decorativo e descompromissado com o resultado do processo ensino-aprendizagem, sem mesmo comparecer à Escola, atendo-se a assinar papéis que lhe oferecem, até mesmo em branco, proporcionando
distorções

Relacionados