A FORMAÇÃO DO DOCENTE FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

1087 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

O Brasil é um país marcado por muitas desigualdades sociais, econômicas, politicas entre outras, o que reflete e influencia diretamente na área educacional em praticamente todos os aspectos que a norteiam desde o seu principio até o momento atual, no qual há um enfoque em uma educação que não seja excludente.
Para se realizar abordagens associadas à temática de educação inclusiva há de se considerar alguns aspectos ligados à formação, capacitação e orientação que tem sido apresentada ao docente, uma das peças chave nesse processo de diversificação, e estreitamento das relações inclusivas não apenas no ambiente escolar, mas na sociedade como um todo.
Relacionar as mudanças nas politicas educacionais, transformações estruturais no ambiente escolar e novas metodologias e didáticas de ensino torna possível a compreensão de que as diversidades existem e que existe a necessidade de quebra de paradigmas e preconceitos a fim de que as praticas interacionistas se torne cada vez mais visíveis e palpáveis.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente os olhares estão voltados para a inclusão, contudo a de se considerar que quando se fala em inclusão significa dizer que houve uma exclusão, neste caso uma exclusão educacional de pessoas especiais, dos economicamente desfavorecidos, das camadas sociais culturalmente discriminadas e muitas vezes marginalizadas. É nesse cenário que a figura do professor como mediador e peça fundamental nos processos de inclusão há de ser analisado e questionado no tocante a sua formação, orientação, adequação e prática frente a essa nova realidade educacional.
A implantação de uma escola inclusiva requer do docente que o mesmo seja capaz de lidar com as diversidades, esteja pronto a desenvolver novas competências, demostre habilidades para atender às necessidades de seus alunos, levando-os a se desenvolverem e se interessarem pela construção do conhecimento de forma critica e participativa, distanciando-se cada vez mais estagnação das

Relacionados

  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • Geografia
    30857 palavras | 124 páginas