A formação do cidadão trabalhador. in: revista de educação ceap, salvador centro de estudo e assessoria pedagógica, ano viii, nº28.

615 palavras 3 páginas
CURSO DE HISTÓRIA
Disciplina: FUNDAMENTOS TÉORICO DA AÇÃO PEDAGOGICA III
Aluna: Veruska dos Reis Souza

GENTILI, Pablo. A formação do cidadão trabalhador. In: Revista de Educação CEAP, Salvador Centro de Estudo e Assessoria Pedagógica, ano VIII, nº28.

No texto “A formação do cidadão trabalhador” Pablo Gentili, inicialmente leva o leitor a refletir o valor e o significado da palavra exclusão. Hoje esta palavra /ação se torna comum no nosso dia a dia, pois a sociedade em que estamos inseridos apresenta um sistema excludente onde para os excluídos aceita-se (naturaliza-se) a desigualdade.
Castel, sociólogo contemporâneo, nos leva a refletir sobre os tipos de exclusão: a exclusão como extermínio; a exclusão como confinamento e a exclusão includente,
A exclusão como extermínio se caracteriza quando o indivíduo ou, um grupo social perde sua identidade por conta de ações de outro grupo social ou, até mesmo do Estado. Dessa maneira, temos vários exemplos na história, o extermínio das populações nativas da América, bem como, a forma ultrajante como foram tratados os africanos para aqui trazidos. Um exemplo mais atual, são os mais variados aspectos de discriminação e preconceitos a que estão submetidos os afrodescendentes no Brasil. Desde ao ataques a suas práticas religiosas até as infâmias do racismo institucional.
Já a exclusão por confinamento se materializa no tratamento dispensado aos idosos e portadores de necessidades especiais que, confinados em espaços reservados, são afastados do convívio social e familiar e, obrigados a conviver juntos, dependendo, via de regra, da “boa vontade” de familiares e filantropos, alienando-os da sociabilidade e dos direitos. No que diz respeito a exclusão includente, citamos a naturalização da desigualdade social, quando cotidianamente convivemos com crianças descalças e desnudas e não nos inquietamos. Porém, ao nos defrontarmos com crianças mais afortunadas em condições desfavoráveis nos estarrecemos. Como

Relacionados