A formação do ciberespaço e os infonegócios

487 palavras 2 páginas
Assunto: A formação do ciberespaço e os infonegócios

Ciberespaço

As origens da palavra "ciberespaço" já trazem consigo uma idéia do seu significado. Empregado freqüentemente nas discussões sobre novas tecnologias, o termo tem sido cada vez mais utilizado na mídia. Esse termo foi criado em 1984 pelo escritor norte-americano Wiliam Gibson no seu livro de ficção científica Neuromance e depois empregado em larga escala pelos criadores e usuários das redes digitais. Para Gibson, o termo designa todo o conjunto de rede de computadores nas quais circulam todo tipo de informação. É o espaço não físico constituído pelas redes digitais, e esse conjunto das redes digitais é povoado pelas mais diferentes tribos.

[...] É o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo (LÉVI, 1999. p. 17).

Exemplos: Todo o meio de comunicação tido em formato virtual. Portais como: Terra.com, Globo.com, UOL.com.br e as redes sociais como o Twiter, Facebook, Orkut. Os menssageiros, tais como o Messenger e o Skype.

Infonegócios
É o termo utilizado para definir um negócio de venda de informação. Uma forma de negócio que se baseia na venda de Info-produtos, através de e-mail, página na internet, formulário de compra, fóruns ou similares. O ato de vender um Info-produto é um Info-negócio.
Info-produto: nome dado a informação vendida de forma digital (através da internet), seja qual for a forma da informação: Livro, E-Book, apostila, seminário, palestra, curso, video-aulas e similares, são considerados Info-produtos. Dentre os milhões de internautas, a grande maioria está on-line em busca de informação. Basicamente os produtos de informação são disponibilizados em duas formas principais: física e digital. A forma física é aquela a que estamos

Relacionados

  • ESTRATÉGIA
    2102 palavras | 9 páginas