A formaçao e ocupaçao do territorio brasileiro

Páginas: 6 (1418 palavras) Publicado: 27 de março de 2013
A FORMAÇÃO E A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

O espaço brasileiro começou a se constituir no século XVI, e a ocupação do território pelos europeus se deu por meio das principais atividades econômicas nele desenvolvidas.
 A ocupação do Brasil teve início a partir de sua faixa litorânea. Os núcleos litorâneos desenvolveram-se em função da exploração de produtos extrativos e da produçãoagrícola voltada  para a exploração, indicando um vínculo e uma fraca articulação com o interior do território. Essa primeira etapa de ocupação territorial foi caracterizada por atividades predatórias voltadas para extração da madeira. Posteriormente, o governo português concentrou esforços para difusão da produção de cana-de-açúcar, apesar das dificuldades com o meio físico, da hostilidade dos índios,dos altos custos dos meios de transporte e da escassez da mão de obra, fatos que foram compensados pelo preço do açúcar no mercado europeu.
No início do povoamento, a população ficou bastante restrita ao litoral. Somente no séc. XVII é que a penetração no território foi efetiva. No litoral do nordeste, o grande incremento demográfico teve importância na atividade agrícola canavieira; a ocupaçãode seu interior se deu através da instalação da pecuária bovina em áreas não propícias ao desenvolvimento da cana-de-açúcar, contribuindo para o sertão semi-árido. As ocupações de grandes extensões tiveram como objetivo principal a criação de animais. Essa atividade criteriosa deu origem à  formação dos primeiros núcleos urbanos no interior.
No sudeste surgia São Paulo, que contribuiu para umaexpansão da ocupação do território. Revelou-se então a existência de importantes riquezas minerais em terras que hoje pertencem a Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Nos séculos XVI e XVII a lavoura canavieira e a criação de gado foram atividades que contribuíram para a efetivação da ocupação do espaço brasileiro. Também a descoberta de minerais provocou, no séc. XVII, o deslocamento do povoamentopara o interior, que se deu de forma temporária, uma vez que se baseava na exploração aluvial. A  mineração passou a se dar através de veios auríferos e contribuiu para a formação dos primeiros núcleos urbanos dependentes da mineração, cuja importância era vinculada à exploração econômica de jazidas.
A ocupação da Amazônia ocorreu facilmente devido à existência de muitos rios, o que permitiu aimplantação de pequenos núcleos que não prosperaram. Uma efetiva ocupação do solo  ocorreu na região, mas voltada apenas para a subsistência, sendo a extração de produtos vegetais a base da economia regional. Essa ocupação inicial não mudou quase nada as condições naturais, exceto em algumas regiões, como a área ao redor de Belém.
A ocupação do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste ocorreu a partir doséc. XVII.
No extremo sul do Brasil (séc. XVIII), a colonização se deu com núcleos portugueses, assentando, no Rio Grande do Sul, os colonos açoreanos. Esta região já havia sido objetivo de incursões de criadores paulistas, que haviam se estabelecido em áreas de campo, desenvolvendo a pecuária, que encontrou condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento, tendo como finalidade a exportação docouro. Nessa época, destaca-se a cidade de São Paulo como centro de comercialização para integração das diferentes áreas povoadas.
Por volta do séc. XIX, essa ação colonizadora instalou mais de vinte colônias que permaneceram até o fim do século. O sistema de apropriação de terras, através de colonização oficial ou particular, foi implantado também em outras regiões de mata; porém, foi no sul dopaís que esse modo ocupacional de terras foi mais difundido.
Como consequência dessa expansão, ocorreu uma centralização de antigos núcleos urbanos dessas áreas, ao mesmo tempo em que surgiram novas aglomerações urbanas pela atividade cafeeira. No Rio de Janeiro, o ritmo de expansão foi mais rápido que em São Paulo, onde, no séc. XX, ainda existiam extensas áreas ocupadas por matas. Neste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação e ocupação do território brasileiro
  • A formação e a ocupação do território brasileiro
  • Formação e Ocupação do Território Brasileiro
  • A formaçao e a ocupação do territorio brasileiro
  • a formacao e ocupacao no territorio brasileiro
  • Ocupação do território brasileiro
  • Agricultura na ocupação do território brasileiro
  • Ocupação do Território Brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!