A formação social da mente - vigotsky

Páginas: 5 (1153 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Fichamento da obra: “A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores”. 4° edição, São Paulo: Martins Fontes, 1991

Autor: Lev Semenovitch Vygotsky

(pág. 17) “O propósito primeiro deste livro é caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de comose desenvolvem durante a vida de um indivíduo.”

(pág. 20) “Antes de controlar o próprio comportamento, a criança começa a controlar o ambiente com a ajuda da fala. Isso produz novas relações com o ambiente, além de uma nova organização do próprio comportamento. A criação dessas formas caracteristicamente humanas de comportamento produz, mais tarde, o intelecto, e constitui a base do trabalhoprodutivo: a forma especificamente humana do uso de instrumentos.”

(pág. 36) “A medida que a criança cresce, não somente mudam as atividades evocadoras da memória, como também o seu papel no sistema das funções psicológicas. A memória não mediada ocorre num contexto de operações psicológicas que podem não ter nada em comum com as operações psicológicas que acompanham a memória mediada;consequentemente, resultados experimentais poderiam dar a entender que algumas funções psicológicas são substituídas por outras. Em outras palavras, com uma mudança no nível de desenvolvimento, ocorre uma mudança não tanto na estrutura de uma função isolada (que poderia, no caso, ser a memória), mas, também, no caráter daquelas funções com a ajuda das quais ocorre o processo de lembrança; de fato, o que mudasão as relações interfuncionais que conectam a memória a outras funções.”

(pág. 46) “O resultado do desenvolvimento não será uma estrutura puramente psicológica, como a psicologia descritiva considera ser, nem a simples soma de processos elementares, como considera a psicologia associacionista, e sim uma forma qualitativamente nova que aparece no processo de desenvolvimento.”

(pág. 51)“Nosso conceito de desenvolvimento implica a rejeição do ponto de vista comumente aceito de que o desenvolvimento cognitivo é o resultado de uma acumulação gradual de mudanças isoladas.
Acreditamos que o desenvolvimento da criança é um processo dialético complexo caracterizado pela periodicidade, desigualdade no desenvolvimento de diferentes funções, metamorfose ou transformação qualitativa de umaforma em outra, embricamento de fatores internos e externos, e processos adaptativos que superam os impedimentos que a criança encontra.”

(pág. 53) “... todas as concepções correntes da relação entre desenvolvimento e aprendizado em crianças podem ser reduzidas a três grandes posições teóricas. A primeira centra-se no pressuposto de que os processos de desenvolvimento da criança são independentesdo aprendizado. O aprendizado é considerado um processo puramente externo que não está envolvido ativamente no desenvolvimento. Ele simplesmente se utilizaria dos avanços do desenvolvimento ao invés de fornecer um impulso para modificar seu curso.”

(pág. 54) “A segunda grande posição teórica é a que postula que aprendizado é desenvolvimento. Essa identidade é a essência de um grupo de teoriasque, na sua origem, são completamente diferentes. ... O desenvolvimento é visto como o domínio dos reflexos condicionados, não importando se o que se considera é o ler, o escrever ou a aritmética, isto é, o processo de aprendizado está completa e inseparavelmente misturado com o processo de desenvolvimento.
... A terceira posição teórica sobre a relação entre aprendizado e desenvolvimento tentasuperar os extremos das outras duas, simplesmente combinando-as.... segundo a qual o desenvolvimento se baseia em dois processos inerentemente diferentes, embora relacionados, em que cada um influencia o outro; - de um lado a maturação, que depende diretamente do desenvolvimento do sistema nervoso; de outro o aprendizado, que é em si mesmo, também um processo de desenvolvimento.”

(pág. 57) “Um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a formação social da mente de vigotsky
  • Resenha/ A Formação Social da Mente
  • a formação social da mente
  • A formação social da mente
  • A formação social da mente
  • A formacao social da mente
  • Resenha
  • A Formação Social da Mente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!