A formação profissional e a questão da tarefa de casa

Páginas: 7 (1537 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO

LAURA CUPPER VIEIRA

a formação profissional e a questão da tarefa de casa

Rosário do Sul
2010

Laura cupper vieira

a formação profissional e a questão da tarefa de casa

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Seminários I.Prof. Edilaine Vagula

Rosário do Sul

2010

A formação profissional e a questão da tarefa de casa

Hoje em dia, muito tem se discutido sobre o perfil do profissional que irá chegar à escola e assumir as práticas educativas nessa sociedade do conhecimento.

Um dos problemas encontrados é que geralmente o professor pensa que, após sua graduação, nãonecessita mais de formação, é um profissional para atuar no ensino, e não precisa mais se preocupar, só que acaba não percebendo que a realidade atual exige um aprimoramento teórico-metodológico constante.

Esse problema só será resolvido através de uma formação continuada em que o professor domine não apenas a produção de conhecimento mas um conjunto de saberes e valores culturais.

Existemtambém alguns aspectos que comprometem a atualização do professor, tais como baixos salários, a excessiva jornada de trabalho, a falta de valorização profissional e de encentivos governamentais, sendo esse alguns dos motivos que impedem a construção de práticas pedagógicas inovadoras.

Outros estão ligados a própria formação docente, uma vez o professor pode não estar preparado para uma práticapedagógica que enfatize a construção do conhecimento pelo aluno, que supõe a incorporação da pesquisa como método de ensino.

Busca-se um profissional que se faz professor, sinta-se sujeito do processo de formação, encontre a sua própria autonomia ao sair da academia e atue na educação com o propósito de transformar a realidade de formar um sujeito autônomo, cidadao crítico e reflexivo.

O professordeve ser um profissional que domina não apenas os métodos de construção do conhecimento, mas um conjunto de saberes que possibilita sua socialização e sua reconstrução no processo ensino e aprendizagem.

Na maioria da escolas, ainda hoje, o ensino está embasado na concepção tradicional, que pouco contribui para a formação de um cidadão crítico.

Acredita-se que deve haver uma ação coletivaatravés da interação entre sujeito e conhecimento, mediada pela participação do professor, para que o processo de conhecimento ocorra, pois não basta o professor saber ensinar, mas propiciar melhores condições para que o ensino e aprendizagem aconteçam.

Conclui-se disso que a melhor metodologia é aquela que contribui para uma prática pedagógica que estabelece um diálogo entre aluno-professor eque contribui significativamente para que toda teoria possa ser contextualizada e efetivamente praticada cotidianamente, objetivando sempre o desenvolvimento do pensamento histórico do aluno.

Cabe ao educador compreender a sociedade em que vive e identificar os conteúdos necessários para lecionar e atender os anseios dos alunos. E ainda a tarefa de aprender os métodos de ensino que constitui osconhecimentos a serem adquiridos pelo educando.

Portanto, é indespensável repensar esta prática. O professor também precisa tomar consciência que a mudança encontra-se em sua mãos, por meio de pesquisas, leituras, discussões e trocas de experiências.

Embora exista um carência de políticas públicas realmente efetivas, que valorize o trabalho docente e melhore qualitativamente as condições detrabalho do professor, mesmo assim, é necessário acabar com as práticas pedagógicas inadequadas e descomprometidas com os princípios que devem reger uma educação preocupada com o aprioramento da construção, em curso, da cidadania.

O que se sugere é que os professores aceitem o desafio de considerar essas transformações no contexto de sua ação pedagógica, buscando sua autonomia para estar à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO SUPORTE A PRÁTICA DOCENTE
  • A importância da formação do professor e da tarefa de casa
  • Formação do professor e o papel da tarefa de casa.
  • a questao da formaçã do professores e da tarefa de casa como suporte pedagogico
  • Serviço Social, questão social, formação profissional.
  • Serviço Social, Questão social, Formação Profissional
  • TAREFA DE CASA
  • Tarefas de casa para o 3º ano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!