A formação lúdica do professor

Páginas: 8 (1944 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013



Seminário Noêmia/6º P/PARFOR
A formação lúdica do professor:
Todas as mudanças dentro da escola devem contar com a formação do professor, pois são fundamentais para um bom trabalho com as crianças. O professor deve ter conhecimento sobre os fundamentos da educação lúdica, condições suficientes para socializar o conhecimento e predisposição para leva-lo adiante.
Os professoresalém de terem um bom domínio desses conhecimentos especificam deve gostar muito das crianças, de conviver com elas. Serem capazes de compreenderem e observar cada etapa do desenvolvimento infantil respeitando as crianças como seres espontâneos e acríticos, não deve ter medo de desafios, ser um pesquisador, aberto ao conhecimento novo e terem bom gosto pelo que faz.
De acordo com Almeida -1998.Nossas escolas e professores não aprenderam a confiar no aluno; passam conhecimento e impõe o saber, depois cobram com prova e outros tipos de avaliação, com medo que os alunos não dominem o conteúdo; isso se perpetua das primeiras séries até os cursos de pós-graduação; tirando dos alunos a liberdade de buscarem novos conhecimentos, novos caminhos.
O professor e a principal chave para a mudançaefetiva; não se opondo a liberdade do aluno, devendo incentivar a autonomia e a reforçar sua autoconfiança, a grande dificuldade de alguns professores e achar que para trabalhar com educação lúdica devem ter habilidades especiais como: musica artes etc. com isso muitos não se acham capazes de exercer a tarefa. Essa ideia precisa ser desmistificada, pois ser criativo não e ter um dom divino. Otrabalho do professor e exercer a função de mediador no processo ensino-aprendizagem incentivando seus alunos ao desenvolvimento das habilidades criativas.
Uma educação que valoriza a criatividade favorece o individuo a elaboração de suas habilidades cognitivas e afetivas, levando-os a serem criativos na vida. O primeiro passo e conhecer as deficiências que os alunos têm a fim de adaptar o jogo aelas. Preparada a aula e o melhor jogo/brincadeira e só ter boa vontade para passar o conteúdo a ser trabalhado de maneira prazerosa e alegre. Essas aulas costumam aumentar a autoestima dos alunos, principalmente daqueles mais tímidos com necessidades de maior interação com os outros; aumentando sua oralidade, concentração, cooperação entre os colegas.

Construção do lúdico do professor e suasimplicações na atividade docente.
A dimensão lúdica é uma das características do que representa o humano. Um autor que enfatiza e mergulha nessa dimensão cultural é Huizinga.
Para ele a dimensão lúdica esta na base da civilização; é no jogo e pelo jogo que surge e se desenvolve a civilização. Deve ser visto no jogo a possibilidade do exercício da criatividade humana. E a criação, apossibilidade de transformação e de descoberta pela dimensão lúdica, ocorre no ato de brincar. ( Huizinga. 1996).
O professor precisa estar atento à idade e às capacidades de seus alunos para selecionar e deixar à disposição materiais adequados. O material deve ser suficiente tanto quanto à quantidade, como pela diversidade, pelo interesse que despertam pelo material de que são feitos. Lembrando sempre daimportância de respeitar e propiciar elementos que favoreçam a criatividade das crianças. A sucata é um exemplo de material que preenche vários destes requisitos.
O brincar faz parte de toda vida do ser humano. Não importa sua idade, onde você mora quem foram seus pais, e qual sua religião, a pessoa humana nos diferentes momentos da vida, brinca. O brincar, sobretudo na infância, quando vividocom sensações de prazer; prazer que represente alegria de fazer, de descobrir e descobrir-se; representa uma das necessidades humana como a indispensável presença efetiva dos pais; uma alimentação adequada; cuidados efetivos de prevenção de doenças comuns à primeira infância; escolarização; afeto de todos que lidam com a criança.
Acrescenta Kishimoto (1994) a ludicidade é uma necessidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação do Professor
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • FORMAÇÃO DO PROFESSOR
  • Formação de professores
  • Formação dos professores
  • Formação de professores
  • A formação do professor.
  • Formação do Professor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!