A formação dos professores ensina o aluno a pensar?

Páginas: 9 (2099 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ENSINA O ALUNO A PENSAR?

Luciana da Rosa

Resumo

Este artigo tem como principio ressaltar a necessidade da reflexão na formação docente e enfatiza a importância da formação continuada aos professores. Através do embasamento teórico dos autores Becker, Canário, Demo e Perrenoud, propostos aos alunos da disciplina Análise Crítica da Prática Docente 2011/2, sobreorientação da Professora Doutora Nilda Stecanela, foi elaborado um projeto de pesquisa em conjunto com a turma e elaborado um questionário, aplicado posteriormente a 77 alunos dos cursos de licenciaturas na Universidade de Caxias do Sul, ou seja, em processo de formação docente, pretendendo analisar o preparo profissional dos professores da graduação e buscando possíveis caminhos para a superaçãodessas lacunas na formação docente.
Palavras-chave: Formação docente, significação, construção, aprendizagem.

Introdução

A formação profissional do professor é de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem. Muitas vezes o despreparo dos professores, bem como a falta de um planejamento contextualizada com a realidade sócio histórica dos alunos, torna-se um empecilho naconstrução do conhecimento e no bom desenvolvimento do trabalho escolar.
Com base na análise dos dados coletados na pesquisa de campo e dos referenciais teóricos estudados compreende-se que a formação profissional do professor, a sua postura frente ao desenvolvimento do trabalho escolar demonstram sua concepção no processo de ensino e aprendizagem. Contribuindo na formação dos seus alunossatisfatoriamente ou não, dependendo da postura adotada por este professor.
Percebe-se que muitas vezes os próprios professores universitários, responsáveis pela formação dos futuros professores demonstram esta falta de preparo profissional. A Formação do professor contribui na formação do aluno, como um exemplo a ser seguido ou não.

1. A importância da formação do professor

A formação do professor deveestar sempre relacionada com a interpretação e conscientização da realidade vivida pelo professor e pelo aluno, como um sujeito que se compromete, o professor deve assumir uma posição de instigação.
[...] fazer da escola um lugar onde se ganha o gosto pela política, ou seja, onde se vive a democracia, se aprende a ser intolerante com a justiça e a exercer o direito a palavra. [...], as criançasse formam como seres críticos, pensantes e atuantes. (CANÁRIO, 2006, p.21)

A curiosidade também se faz antes mesmo de conhecer o objeto e pelo interesse, o sujeito é levado a descobrir o mundo e as pessoas. Assim, “[...] inovar é transformar a própria prática, o que não pode acontecer sem uma análise do que é feito e das razões para manter ou mudar” (PERRENOUD, 2002, p. 62).
Para o professorestar preparado para atuar no contexto da atualidade, seja em ambiente presencial ou virtual, precisa desenvolver habilidades, que focalize as discussões em conceitos e princípios críticos, valorizando as contribuições dos alunos, incentivando o trabalho coletivo, para a tomada de decisões e estabelecimento de normas e procedimentos, conhecer as tecnologias e motivar os alunos para que sintam seconfiáveis para a utilização da nova ferramenta. BECKER contribui com a seguinte citação;
O professor pesquisador traz uma característica que o diferencia dos demais colegas. Ele transforma sua docência em atividade intelectual cuja empiria (aquilo que ele observa) é fornecida por sua atividade de ensino, pela atividade de aprendizagem dos alunos, pela sua própria aprendizagem, pela rebeldia dealguns alunos, pela incapacidade de aprendizagem de outros devido à falta de condições cognitivas prévias, em conteúdo ou em estrutura, de condições didáticas apropriadas, ou, ainda de carência de condições de materiais (BECKER, 2007, p.20).

Uma educação que favoreça a busca de alternativas para viver e conviver em harmonia são o ideal para que nossos alunos se tornem seres críticos, pois,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação de professores /pensar e fazer
  • Fichamento : Formação de Professores
  • A importancia do professor na formação do aluno leitor
  • As poéticas visuais na formação do aluno-professor
  • A formação de professores e o aluno das camadas populares
  • Fichamento do livro formação de professores: pensar e fazer
  • O significado da greve dos professores na formação da consciência crítica do aluno
  • A relevância do professor-leitor na formação do aluno-leitor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!