A formação do professor de educação física: a diversidade cultural e o trabalho com alunos com deficiência

Páginas: 23 (5504 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
Artigo:


A formação do professor de Educação Física:
A diversidade cultural e o trabalho com alunos com deficiência


*Marcelo de Melo Mendes
Licenciatura Plena em Educação Física pela UFMG
Especialização em Treinamento Esportivo pela UFMG
Mestrando em Educação pela Unincor
Analista de políticas públicas da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes (SMAES) de Belo Horizonte

**JoãoRoberto Ventura de Olveira
Bacharelado e Licenciatura pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH
Especialização em Treinamento Esportivo pela UFMG
Monitor de Esportes pela Secretaria Municipal Adjunta de Esportes (SMAES) de Belo Horizonte

Resumo

A maneira oferecida para as construções dos alicerces e suas conseguintes edificações para os assuntos referentes à educação e,mais especificamente, dentro da Educação Física, encontrou importantes conquistas e desafios ao longo de uma trajetória extensa e vasta. Alguns desses temas abordados em discussões, pesquisas e no próprio trabalho perduram até hoje, como é o caso da diversidade e dos do trabalho de professores com alunos com deficiência.
Tratar das diferenças contidas em grupos presentes nas instituiçõesescolares tende a se colidir com normatizações legais, aspectos conceituais, tendências, posições políticas e sociais que podem fazer emergir a necessidade de rever o currículo do ensino superior para professores dessa área.
Este trabalho tem como objetivo levantar a discussão acerca da formação do profissional de Educação Física e sobre a formação continuada, tão essencial tanto para aatualização quanto para a adequada atuação frente a parcelas da população com características tão peculiares. Para tal, este artigo lançou os devidos questionamentos: (a) A Educação Física é um meio de inclusão ou exclusão do aluno com deficiência?; (b) Como, na formação de novos professores, direcionar o olhar em relação às diversidades?; (c) Como formar os atuais professores a fim de que superemrepresentações e práticas preconceituosas?

Palavras chaves: Formação de Educador, Educação Física, Alunos com Deficiência e Diversidade Cultural


Introdução

Nas últimas décadas, na contramão da história da sociedade que sempre estigmatizou e excluiu de seu convívio as minorias sociais[1], o tema diversidade cultural vem obtendo conotações relevantes nas diversas áreas de conhecimento.Elaborações e intervenções de políticas públicas nas áreas da saúde, esporte, assistência social, arquitetura e principalmente na educação vêm sendo desenvolvidas para atender às diferenças intrínsecas e extrínsecas à condição humana.
Em função de diversos movimentos sociais e políticos, dentre os quais da pessoa com deficiência[2], que floresceram principalmente a partir da década de 80[3],a sociedade está passando por profundas transformações, sejam estas políticas, sociais, culturais, econômicas e educacionais.
Estas profundas transformações sociais trouxeram o reconhecimento da complexidade e responsabilidade da função pedagógica e novas demandas para a formação do professor, em especial para o professor de Educação Física, de modo a incluir, além do conhecimento deconteúdos disciplinares, a competência para a articulação com as sociedades e suas diversidades.
Na visão de Diniz-Pereira (2008), não basta mais apenas o “dom para ensinar” ou mesmo o conhecimento profundo de conteúdos disciplinares. Atualmente, para a formação acadêmica do professor é necessária uma transformação mais abrangente dos currículos de modo a considerar a questão da diversidade,dentre outros aspectos.
Neste artigo pretendemos discutir este movimento de mudança paradigmática da prática do professor, principalmente ao abordar a formação do profissional de Educação Física junto ao aluno com deficiência. Certamente todos estes movimentos sociais, diversidades culturais e transformações de uma sociedade contemporânea influenciam as práticas e a formação dos professores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA.
  • A formação de professores e a diversidade cultural
  • Educação física adaptada e inclusão: desafios encontrados pelos professores de educação física no trabalho com...
  • Diversidade cultural na formação do professor / gestor
  • Professores de educação física diante da inclusão de alunos com deficiência visual
  • IMPORTANCIA DE EDUCAÇÃO FISICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • Formação continuada dos professores de educação física
  • Resumo: Educação FIsica e Diversidade Cultural: Um Dialogo Possivel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!