A formação do povo brasileiro

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS
CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM HISTÓRIA


CAROLINE DE CASTRO LIMA
Nº DE MATRÍCULA: 717107




RELATÓRIO SOBRE O DOCUMENTÁRIO “O POVO BRASILEIRO”
DE DARCY RIBEIRO







SANTO ANDRÉ
MAIO DE 2013
I. Matriz Tupi

Os tupinambás, que tiveram mais contato direto com os invasoreseuropeus, vieram do Oeste ou Noroeste da Amazônia, atravessaram o planalto brasileiro, e a partir do litoral espalharam-se pelo território. Eram brasis que viviam em grandes malocas, cultivavam e domesticavam uma imensa variedade de plantas, e dedicavam-se, principalmente, a festa e a guerra.
A maior das festas da aldeia vem justamente da guerra: Quando os guerreiros tupis aprisionavam um inimigo, esteera, depois de uma série de rituais, sacrificado e ingerido por todos; mas apesar da brutalidade com que tratavam seus rivais, entre os seus a convivência era bastante pacífica. A liberdade sexual era grande, a homossexualidade, comum, e o divórcio, por escolha tanto do homem como da mulher, era simples. A divisão do trabalho entre homens e mulheres era nítida e manifestava-se desde a infância,quando o menino recebe de seu pai uma miniatura de arco e flecha, e a menina, uma pequena tanga, induzindo- os a serem respectivamente bons caçadores e boas tecelãs.
A terra pertencia a todos, assim como o conhecimento; a informação nunca era utilizada para obtenção de poder, e sim, partilhada entre os membros da aldeia.
O colonizador, ao desembarcar no Brasil, já encontrou uma infinidade dereferências deixadas pelos povos tupi. Deles foram herdados centenas de frutos, árvores, ervas, animais e seu uso, o hábito do banho diário, suas técnicas de deslocamento pelo território, entre várias outras. Mas, sem sombra alguma de dúvida, a maior herança deixada foi o testemunho de que é perfeitamente possível conviver com a natureza em plena sintonia.

II. Matriz Lusa
Europa. Crise, corrida pelahegemonia europeia, busca de novas rotas comerciais. É nesse contexto que Portugal, a primeira nação do mundo, com as fronteiras mais antigas da Europa, país de audaciosos navegadores e pescadores, está inserido.
Portugal é uma nação que se forma sob o combate aos castelhanos, inimigos de longa data, e expulsão dos mouros. Porém, apesar de toda a mobilização para eliminar o mouro da península,muito da cultura deste foi incorporada entre os lusitanos, como a formação da tecnologia, os números, o artesanato, além da metalurgia, das técnicas mercantis, formas de escrita, conceito de cidade herdada de povos como fenícios, gregos e romanos, em diversas épocas.
Quando se fala em Portugal, o que primeiro floresce na mente são as navegações. Financiado pelo Estado, pela Ordem de Cristo e pelaburguesia mercantil, o príncipe D. Henrique, o “Navegador”, desenvolve um programa progressivo de navegações, que não se interrompe mesmo após sua morte, em 1460. D. Henrique acreditava numa heresia que consistia na crença de que era chegado o “tempo do Espírito Santo”: era a hora dos homens construírem o paraíso perdido na terra, de entronizar os garotos como guias do mundo, de cuidar para quehouvesse fartura para toda a gente no mundo. Certamente, houve pressão eclesiástica sobre o culto do Espírito Santo, portanto, este foi levado para as terras que iam sendo descobertas, por não haver lá oposição local.
Entretanto, é certo que essa utopia de construir o paraíso na terra, de fazer do mundo um local de alegria, paz e fartura não foi alcançada, pois o Novo Mundo foi invadido, oshabitantes nativos, escravizados e dizimados, e logo após, outro povo veio construir o Brasil à força, através de muito de seu sangue, suor e lágrimas: o povo africano.

III. Matriz Afro
Foi por meio do tráfico negreiro que a matriz afro chegou ás terras recém-invadidas pelos lusitanos, e vieram a formar a principal mão de obra que construiria o Brasil. Através do chamado ciclo da Guiné chegaram os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Formação do povo brasileiro
  • Formação do povo brasileiro
  • Formação do povo brasileiro
  • Origem e formação do povo brasileiro
  • Formação do povo Brasileiro
  • A formação do povo brasileiro
  • A formação o do povo brasileiro
  • A Formação do povo brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!