A formação do estados unidos

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 19 de junho de 2011
Formação dos Estados Unidos da América

A guerra entre a Inglaterra e a França, iniciada em 1754, rapidamente se tornou numa competição pelo domínio do continente americano. Apesar da primeira metade deste conflito ter trazido alguns dissabores à Grã-Bretanha e às suas colónias, o facto é que depois de 1757 a Inglaterra e os seus aliados atingiram a França com um duro golpe, no decurso daGuerra dos Sete Anos.
Na América do Norte o conflito entrou numa segunda fase. O exército britânico, apoiado pelos seus aliados coloniais, levava a melhor: em 1759, os ingleses e as forças coloniais tomaram o Quebeque. No ano seguinte (1760), conquistaram Montreal, desmoronando assim o poderio francês na América (o Canadá Francês, ou Acádia). Por outro lado, isolaram o território francês de Luisiana,região em torno do baixo Mississipi, desligando-o do Canadá, entretanto submetido.
O resto deste conflito, travado na Europa, nas Índias Ocidentais, na Índia, na África e noutras regiões, reafirmou a superioridade britânica e conduziu à capitulação da França em 1763.
Pelos termos do tratado de Paris, a França perdia todas as suas possessões no território continental da América do Norte. Toda aregião a leste do Mississipi e todas as possessões francesas no território do atual Canadá foram cedidas à Grã-Bretanha. A Espanha, um aliado da França durante a guerra, cedeu a região da Florida, mas como compensação, foi-lhe garantido o controlo dos territórios franceses a leste do Mississípi.
Esta vitória da coroa britânica sobre a França arrastou consigo um sem número de problemas ao governoinglês: por causa da guerra a dívida pública nacional duplicou e a vasta extensão do território norte-americano suscitava graves questões de segurança e de controlo do império.
Foram então estabelecidas medidas que fortaleciam a Marinha, através do reforço dos Navigation Acts, adotados pelo Parlamento inglês em 1764 e que obrigavam as mercadorias britânicas a serem transportadas, exclusivamente,em navios de pavilhão inglês. Para obter mais receitas, o Estado britânico lançou em 1765 o Stamp Act, uma determinação legal que obrigava todos os americanos a validar diversos documentos, transações e compras através da compra e aplicação de selos emitidos pelo governo real.
O Stamp Act suscitou a indignação e o descontentamento dos colonos americanos, sobretudo nas cidades dos futuros estadosda Virgínia, Nova Iorque e Massachusetts. A quase totalidade dos oficiais responsáveis por fazer cumprir a nova lei foram forçados a renunciar ao seu cargo, e muitos destes selos foram apreendidos e destruídos.
O levantamento da colónia contra este imposto culminou na realização do Congresso Stamp Act, uma das primeiras manifestações da unidade política americana. O Parlamento inglês recusou oreconhecimento da adoção, feita pelo Congresso, da petição de direitos, privilégios e penas. O Stamp Act seria abolido em 1766. Mas por pouco tempo.
Após uma mudança na liderança do governo britânico, a política que determinava a imposição direta de taxas nas colónias americanas foi retomada em 1767. O Parlamento britânico aprovou um pacote de medidas, os Townshend Acts, que recaíam sobre produtoscomo o chá, o papel, tinta, e o vidro.
Mais uma vez, as colónias americanas reagiram violentamente a estas medidas decretadas pelo governo britânico. A contestação dos Townshend Acts incluía boicotes aos produtos da metrópole, e uma expressão de condenação intercolonial. Boston, no estado de Massachusetts, desafiou diretamente o governo real.
Em 1768, as forças coloniais foram reforçadas paradar resposta à crescente contestação. Londres enviou para a América do Norte, mais precisamente para Boston, Massachusetts, dois regimentos de tropas, uma medida que apenas veio intensificar ainda mais a animosidade dos colonos americanos face aos ingleses. A 5 de março de 1770, os soldados imperiais entraram em confronto direto com a população ao dispararem contra uma multidão enraivecida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação dos Estados Unidos da América
  • A formação dos estados unidos
  • A Formação Territorial dos Estados Unidos
  • a formação dos estados unidos
  • Formação Territorial dos Estados Unidos
  • Formação e Expansão Territorial dos Estados Unidos
  • As trezes colonias e a formação dos Estados Unidos
  • AS TREZE COLÔNIAS E A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!