A formação do estado nacional

Páginas: 9 (2052 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
“Concordam os historiadores, de modo geral, que a Idade Média terminou mais ou menos por volta de 1500. Já em 1350, aproximadamente, um novo movimento na Itália, chamado geralmente de Renascença, começara a desafiar e a superar certos pressupostos medievais básicos. Nas alturas de 1500, a Renascença italiana espalhou-se para a Europa Setentrional e a partir de então levou a importantesrealizações na ciência, que se tornaram fundamentos do pensamento e da civilização da Europa moderna. Ao mesmo tempo, no século XVI, começou na Alemanha, propagando-se para muitos países, um movimento religioso conhecido como a Revolução Protestante. Esse movimento contribuiu para os primórdios da Era Moderna, ao acabar com a uniformidade religiosa da Idade Média e ao fomentar um surto de individualismo e deconsciência racional. Na esfera econômica, por volta de 1500, os europeus navegaram até continentes distantes e começaram a ganhar novas fontes de abastecimento. A descoberta e a colonização de territórios ultramarinos contribuíram para a Revolução Comercial, que durou de mais ou menos 1450 a 1800 e estabeleceu um dinâmico regime de comércio voltado para o lucro. Do ponto de vista da política, operíodo em torno de 1500 inaugurou uma era de absolutismo que durou até 1800, aproximadamente, e foi marcado pelo desenvolvimento de governos absolutos, encabeçados em alguns casos por reis que se identificavam com o Estado e que professavam governar por direito divino. Finalmente, entre 1600 e 1789, ocorreu uma revolução intelectual, a qual culminou no “Iluminismo”, ou a exaltação da razão.”BURNS, Edward Mcnall. História da civilização ocidental. 30. ed. São Paulo : Globo, 1993. v. 2. p. 338.

A leitura do texto introdutório nos permite tomar conhecimento das significativas mudanças que passaram a fazer parte da sociedade ocidental européia, a partir do século V (Idade Moderna : século XV ao XVIII).
Antes de iniciarmos nossos estudos referentes a esse período, vamos retomar algunsdos aspectos mais significativos da estrutura da sociedade feudal na Baixa Idade Média. Dessa forma, compreenderemos facilmente o processo de transição do feudalismo para o sistema capitalista a formar-se a partir da Idade Moderna.

Características do Feudalismo

► Economia: A sociedade feudal era essencialmente agrária; portanto, a terra era a maior riqueza de que alguém poderia dispor, abase econômica desse sistema.

► Política: O rei, em teoria, era a autoridade máxima; na prática, entretanto, como os senhores feudais detinham o poder militar, o judicial e mesmo o direito de cunhar suas próprias moedas, o rei passou a ser mera figura decorativa.

► Sociedade: Era formada por ordens bem definidas: “os clérigos rezavam, os nobres guerreavam e os servos trabalhavam”. Aservidão foi a forma de trabalho característica do sistema na sociedade feudal; o servo era um camponês que recebia a terra como usufruto para sua exploração; ele não era, portanto, o seu proprietário. Em contrapartida, ficava ligado ao seu senhor, devendo-lhe fidelidade e compromissos pessoais, bem como o pagamento de diferentes tributos (impostos). Os servos poderiam ser ex-escravos, que recebiamcasa e terra para cultivar, camponeses ou demais homens livres, que se submetiam (espontaneamente ou não) ao poder de grandes senhores.

► Ideologia: A Igreja Católica, além de possuir uma grande quantidade de feudos, foi a responsável pela difusão dos valores culturais e religiosos da Idade Média. Dessa forma, direcionava e controlava a mentalidade do homem medieval.

Crise e Decadência doFeudalismo

Durante a Baixa Idade Média (XI-XIV), houve um grande aumento populacional, as Cruzadas ampliaram o desenvolvimento do comércio, as antigas cidades voltaram a crescer e tantas outras surgiram. Nessas cidades, por meio do comércio, formou-se um outro grupo social, a burguesia. Contudo, a partir do século XIV, o feudalismo entrou em crise, em função de inúmeros acontecimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A formação do Estado Nacional
  • Formação dos estados nacionais
  • Formação dos Estados Nacionais
  • Formação do estado nacional
  • Formação dos estados nacionais modernos
  • Formação dos Estados Nacionais
  • Formação dos estados nacionais
  • formação dos estados nacionais latino-americanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!