a formação do brasil

Páginas: 16 (3916 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho é formado de pesquisa bibliográfica com o tema identidade do povo brasileiro, onde buscamos compreender e discutir como se formou a ideia de “povo brasileiro” a partir das várias origens culturais do país; este trabalho foi realizado utilizando as ideias de alguns autores para aprendermos as diferenças entre os grupos étnicos onde também podem significar desigualdade,pois na história do Brasil, certos grupos exploraram e discriminaram outros.
Não é uma tarefa fácil se integrar à outra cultura, conhecer outra língua e aprender hábitos novos. Em geral, as pessoas deslocam-se entre países ou estados à procura de trabalho e de melhores condições de vida, mas as adaptações são muitas vezes difíceis. Por isto, uma das possibilidades mais comuns é que tais pessoasprocurem manter suas tradições. Assim, elas preservam sua identidade e memória.
Ao mesmo tempo, ao se manter próximo da sua própria cultura e da comunidade, o imigrante consegue se proteger melhor do preconceito e da discriminação é comum ouvir histórias mais antigas sobre a chegada de estrangeiros no Brasil e sobre a existência de grupos mais ou menos incorporados aos costumes e à cultura que seformou no país. Alguns destes grupos permaneceram em áreas rurais e tentaram preservar suas culturas de origem, outros foram se integrando aos espaços urbanos, ainda que vivendo em bairros de imigrantes. Grande parte da população brasileira tem ascendência estrangeira: você sabe de onde vieram seus antepassados?
Para melhor entendimento deste trabalho iremos dividi-lo em quatro partes paradiscutir como se formou a ideia de “povo brasileiro” a partir das várias origens culturais do país; Identificar a influência de determinados grupos sociais e étnicos na divulgação de ideias sobre a história do Brasil. Analisar a transformação da diversidade étnica e cultural em desigualdade e exclusão.

DESENVOLVIMENTO
1 A formação do povo brasileiro
Na história mais recente do país, não existe umaimigração muito numerosa de estrangeiros à procura de trabalho (com exceção da imigração de sul-americanos, especialmente bolivianos, paraguaios e peruanos, para o sudeste do país). Mas a imigração e a integração de várias culturas e povos é parte importante da história do país, desde sua formação.
Além disso, a vinda forçada de milhões de africanos escravizados e a existência de diversas naçõesindígenas no território brasileiro exigiram formas de integração à sociedade brasileira. Africanos e indígenas tiveram que se adaptar, muitas vezes, foram forçados a isto para sobreviver. Mas, estes grupos construíram também formas de resistência e de preservação de suas culturas.
Assim, muitos grupos étnicos das mais diversas origens constituíram a sociedade brasileira, ora se integrando, oraresistindo às mudanças e adaptações. Ao longo da história do país, estas formas de integração não dependeram somente de decisões pessoais, como se o indivíduo escolhesse livremente como e quando se adaptar.
A integração era uma necessidade das elites que controlavam o poder e o Estado, pois, elas precisavam de estabilidade social. Em outras palavras, era preciso uniformizar a diversidade depovos, origens e culturas para garantir uma unidade baseada no território do país. Não bastava viver no território brasileiro, era preciso experimentar o sentimento de que fazemos parte de um mesmo país e que, portanto, temos objetivos e propósitos comuns. Alguns estudiosos chamam esse sentimento de “identidade nacional”.
Sem um forte sentimento de identidade, o país corria o risco de viver em guerraou de enfrentar com muita frequência o descontentamento político de grupos sociais ou étnicos. Esta necessidade das elites de construir uma ideia de que havia um “povo brasileiro” deu origem ao modo como muitos compreendem a história do país e definem as características de “ser brasileiro”.
Para explicar estas características do brasileiro, em geral, as pessoas falam do caráter do povo, isto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • formaçao brasil
  • Formação no brasil
  • a formação no brasil
  • Formação do brasil
  • Formaçao do brasil
  • FORMAÇAO DO BRASIL
  • Fichamento- formação economica do brasil
  • Formação economia do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!