A formação de leitores nas séries iniciais

Páginas: 13 (3090 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
[pic]

a)

1 INTRODUÇÃO

No processo do desenvolvimento humano, veremos que existem vários fatores que interferem no aprendizado das crianças, dificuldades de aprendizagem na leitura que apresentam em determinados momentos, dificuldades específicas, focalizada e limitada.
A construção do saber faz parte de um processo através do quaisalunos e professores mantém-se em intensa atividade, como um sujeito questionador, ativo e investigador, além disso, deve ser coordenador e animador do ensino e da aprendizagem, sendo esse um ponto de referência dos PCN’S da prática pedagógica, portanto, a leitura nas séries iniciais é muito importante para uma aprendizagem com eficácia e qualidade, partindo desse pressuposto, é importante que odocente conheça de maneira cuidadosa e a realidade dos alunos, para saber começar uma prática pedagógica bem planejada, nada melhor do que partir do conhecimento prévio que o aluno traz de sua convivência em todos os aspectos, ou seja, a vivencia familiar, sua cultura e em meio à sociedade.

Nesse sentido, a razão pela qual guiou esse estudo foi: Como o educador deve utilizar-se de atividadesdidático-pedagógicas para estimular a leitura nas diferentes fases de aprendizagem?
A partir desse contexto, e problemática, esse trabalho tem como objetivo realizar um estudo teórico acerca do mundo e das dificuldades encontradas na aprendizagem da leitura na alfabetização infantil, muitas crianças não conseguem acompanhar o conhecimento do restante da sala de aula,sendo que muitos fatores influenciam nesta dificuldade.
A pesquisa será bibliográfica e engloba toda a leitura, estudo e interpretação de livros periódicos, textos legais, manuscritos, dentre outros. Todo o material a ser selecionado deve passar por uma triagem minuciosa, a partir da qual é possível se organizar um plano de leitura.
O presente trabalhotem por objetivo O educador presencia tais dificuldades de seus alunos, pois o mesmo tem o papel de observar, analisar e tentar solucionar esses problemas, detectando de onde surgem, e pedir ajuda a coordenação para depois encaminhá-lo a equipe de apoio (psicopedagogo e ou psicólogos) que ajudarão a descobrir e solucionar de onde é, e como surgem essas dificuldades. Os fatores que influenciamdiretamente na aprendizagem da criança com acesso a saúde, alimentação, apropriada lazer, proximidade dos familiares e da professora com a cultura das crianças, pois isso facilita muito no desenvolvimento lingüístico.
O tema, “A formação de leitores nas séries iniciais, é o tema escolhido para a matéria de pesquisa, pois abrange as necessidades de muitos educadores em detectar e solucionaros problemas em sala de aula.
O conhecimento do mundo facilita muito a compreensão da criança, principalmente adquiridos informalmente, através das experiências e do convívio com a família e sociedade. Mas também é a escola, que auxiliam para o futuro despertando novos conhecimentos que as crianças só adquirem mesmo é com o convívio escolar, garantindo a toda criança, efetivaigualdade de oportunidades, para aprender e construir seu próprio conhecimento. Notará que a escola tem que ser democrática, deve atender as diferenças de capacidade de aprendizagem das crianças. Havendo ainda, a necessidade de buscar soluções para os problemas das dificuldades de aprendizagem e refletir sobre as diversas formas existentes.
No cotidiano escolar das salas de aula é possívelencontrar crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura, principalmente nas series iniciais, com o decorrer dessa situação, o presente estudo é tentar encontrar respostas para varias situações encontradas em sala de aula que dificulta o ensino aprendizagem das crianças. A realização deste estudo possibilitara uma reflexão sobre, o fato necessário que analisemos todos esses fatores a fim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A formação de leitores na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.
  • ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES INICIAIS PARA ALUNOS SURDOS: UM LEITOR EM FORMAÇÃO
  • Pedagogia é um curso de formação de professores para as séries iniciais
  • FORMAÇÃO DE LEITOR
  • Formação do leitor
  • Formaçao de leitores
  • Formação de leitores
  • Formação de leitores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!