A formação de educadores e a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais

Páginas: 20 (4945 palavras) Publicado: 14 de março de 2013
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Michelle Izabelle Dias 1
Eliane Fortunato Luis Dias²

RESUMO

O presente artigo discorrerá acerca dos fundamentos, concepções, políticas públicas e possibilidades de formação e capacitação de professores para atuar na Educação Especial, pois, se percebe que a inclusão de alunos portadores denecessidades educacionais especiais no ensino regular vigente no país requer uma ampla revisão e discussão conceitual. O trabalho discute a implantação da Escola Inclusiva, bem como seus pressupostos dentro do sistema educacional contemporâneo. Em outra análise, o artigo se propõe a discutir algumas ações governamentais propostas para a formação/capacitação de docentes e sua real aplicação nasescolas de ensino público. O trabalho buscará, ainda, fazer uma análise do sucesso e fracasso dos alunos portadores de necessidades especiais nas instituições de ensino e o papel do docente, escola e governo nesta situação.

Palavras-chave: educação especial - educação inclusiva - formação docente


INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado é fruto de uma vasta e rica pesquisa de naturezabibliográfica sobre as temáticas da Educação Inclusiva e a adequada formação de professores na contemporaneidade no trato com alunos portadores de necessidades educacionais especiais em seu processo de aprendizagem.
Torna-se inadmissível, e irresponsável, almejar a formação da Escola Inclusiva sem o adequado preparo de professores para atuar na mesma, por tal feito, se enfatiza que a formação continuadadesses profissionais é aspecto determinante neste processo. Porém, quando se tem a pretensão de abordar o tema da formação continuada de professores para sua melhor atuação na educação inclusiva, se faz necessário, previamente, tecer algumas reflexões acerca dos temas a ela relacionados, tais como a inclusão e exclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais e a educaçãoinclusiva. Tais termos tem sido alvo de acalorados discursos e questionamentos, fator que em nosso entendimento, somente vem de encontro à temática proposta de forma positiva.
Receber e acolher a diversidade de nosso alunado e contar com professores preparados/capacitados para atuar de forma plena na educação inclusiva é o objetivo primaz da sociedade moderna.

DESENVOLVIMENTO

A inclusão dealunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino é hoje a
_________________________________________________________
1. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, pós-graduanda em educação Especial Inclusiva pelo UNIASSELVI – Centro Universitário Leonardo da Vinci

2. Graduada em Ciências com habilitação em Química e pós -graduada em química peloCentro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.
Especialista em Educação Inclusiva - Educadora de AEE – Escola Municipal de Patos de Minas.
diretriz principal das políticas públicas educacionais tanto a nível federal, quanto estadual e municipal (FERREIRA E GLAT, 2003; GLAT, FERREIRA, OLIVEIRA & SENNA, 2003). Em âmbito Federal, dentre outras iniciativas, o inciso III do Art. 208 da ConstituiçãoBrasileira se refere ao atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências, “preferencialmente na rede regular de ensino".
Na Política Nacional de Educação Especial elaborada em 1994, (MEC/SEEP, 1994) o MEC estabelece como diretrizes da Educação Especial, apoiar o sistema regular de ensino para a inserção dos portadores de deficiências, e dar prioridade ao financiamento deprojetos institucionais que envolvam ações de integração. Esta mesma definição foi posteriormente reforçada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LEI Nº 9.394/96), e mais recentemente nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação na Educação Básica (CNE / CEB, 2001).
Educação Inclusiva aqui entendida sob a dimensão didático-curricular é aquela que proporciona ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
  • INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  • INCLUSÃO E OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  • Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas e cultura escolar
  • Inclusão escolar do aluno portador de necessidades educacionais especiais no contexto do ensino regular
  • A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Alunos com Necessidade Educacionais especiais
  • A inclusão de alunos com necessidades especiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!