A formação da sociedade capitalista no brasil

Páginas: 8 (1984 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
O objetivo desta unidade é refletir a maneira como o Brasil foi inserido no mundo capitalista e a partir daí identificar as causas da dependência externa.
 
- A industrialização e formação da sociedade de classes
- O capitalismo dependente.
 
A bibliografia para esta unidade é:
 
VITA, Álvaro. Sociologia da Sociedade Brasileira. São Paulo: Ática, 1989. (p. 132 a 145)

 FERREIRA, Delson.Manual de Sociologia.São Paulo: Atlas, 2001 (p. 96 a 112)

DESIGUALDADE SOCIAL

ORIGEM E FUNDAMENTO DA DESIGUALDADE: POBREZA E RIQUEZA

Pobreza e a riqueza - bens oriundos da natureza e gerados pelo esforço do trabalho não são suficientes para satisfazer às necessidades vitais e sociais de todos os seus membros.

A pobreza - cruel para os que a têm vivenciado ao longo da história humana erelativa para os que a têm visto com parâmetros meramente econômicos ou políticos.

- Indicador fundamental da desigualdade social - distribuição desigual dos frutos da natureza e do trabalho e fundamenta-se na compreensão de que esse fato seja normal ou natural.

- resultado de uma condição naturalmente imposta pelo nascimento nas camadas da base da pirâmide social.

Thomas Hobbes(1588-1679) - todos os indivíduos eram naturalmente iguais, o que estimularia uma luta sem fim entre todos - estado permanente de violência.
- Sistema do acordo - contrato social que delegaria para o monarca a condição de gestor desse contrato - perda da liberdade dos indivíduos - aceitariam viver - estado de submissão ao poder absoluto do Estado.

John Locke (1632-1704) - pacto social. O homem é oprimeiro proprietário de si mesmo, podendo apropriar-se da natureza por meio do trabalho.
- propôs um novo acordo, o do consentimento - constituir uma sociedade fundada na política, na qual pactuariam homens livres e iguais. O problema é que eles só seriam livres e iguais à medida que tivessem propriedades a zelar.

- Os que não as possuíssem não celebrariam o pacto, sendo relegados à condição dedesiguais. (Forma de Ascensão da burguesia ao Poder).
- as desigualdades continuaram, sob nova roupagem, intrínsecas às condições de existência social e política dos indivíduos.

- Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) - teoria do direito natural – todos são naturalmente iguais.
- e a lei seria a força de harmonia desse estatuto ao declarar que todos "os homens deveriam ser iguais perante ela".
-Diante desse problema, a solução de Rousseau foi teórica, uma vez que em seu entendimento essa desigualdade continuava sendo um produto inevitável da própria lógica constitutiva da sociedade, apesar de não ser mais mera condição natural.

- passaram pelos conceitos de contrato, pacto, consentimento e pelo lema da liberdade, igualdade e fraternidade, mas só a superaram efetivamente no planojurídico, o que constituiu avanço histórico incontestável.

- primeiros pensadores burgueses - buscaram compreender, explicar e justificar a continuidade de desigualdade sob novas formas, fato que perdura até os dias atuais.

- As desigualdades continuam sem soluções à vista no horizonte.

- Pois as diferenças de características pessoais, psíquicas, físicas e raciais, entre muitas outras - queexistem entre os indivíduos continuam fundamentando certas explicações e justificativas para as desigualdades sociais.

- Por outro lado a ciência prova - diferenças individuais são apenas um demonstrativo da diversidade compreendida pela condição humana.

- As diferenças sociais, que são produto objetivo das distinções materiais entre proprietários e não proprietários, ricos e pobres, incluídose excluídos, continuam, todavia, sendo construídas e escondidas, na sociedade de classes contemporânea, ao sabor dos interesses e necessidades dos grupos que nela detêm o poder.

- No início do século XXI - a pobreza continua sendo tratada como conseqüência direta do fracasso pessoal, da incompetência ou da falta de vontade e garra dos indivíduos ou grupos, ao mesmo tempo que os setores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A formação capitalista da sociedade no Brasil
  • a formação da sociedade capitalista no brasil
  • formação da sociedade capitalista
  • A formaçao do negro na sociedade capitalista
  • Formação Capitalista no Brasil
  • A formaçõa da sociedade capitalista no brasil
  • Trabalho de História Econômica Geral e do Brasil – Sociedade pré-capitalista e formação do capitalismo
  • ciências sociais sociedade capitalista no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!