A FORLUMAÇÃO DO TERCEIRO MUNDO, O PROFETISMO DE DOM HELDER, “A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO” DE PAULO FREIRE, O PAN-AMERICANISMO DE BOLÍVAR E ABREU E LIMA e “A FOME” – JOSUÉ DE CASTRO

4527 palavras 19 páginas
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – MACEIÓ

TRABALHO DE DIREITOS HUMANOS

Trabalho apresentado como requisito parcial de nota, ao Professor: Gabriel Dias, da disciplina de Direitos Humanos do 4º período noturno de Direito da FMN de Maceió, pelos alunos: Anessa Rios, Jeyce Ramos, Juliano Rodrigo, Manuella Ferreira, Marcos Castro, Raffaelly Vítor, Rodrigo Viana e Thays Accioly.

MACEIÓ
2013
A FORLUMAÇÃO DO TERCEIRO MUNDO
Anessa Rios
ORIGEM DO NOME - É do demógrafo Frances Alfred Sauvy, que propunha essa idéia, baseado na proposição do terceiro estado usada na revolução francesa.
CONCEITO - Terceiro mundo é um termo da teoria dos mundos, para descrever os países que se posicionaram como neutros na guerra fria, chamados “não-alinhados”, não se aliando aos países que defendiam o capitalismo (EUA), e nem aos países que defendiam o socialismo (URSS). A princípio, a expressão terceiro mundo significava um grupo de governos que tentava manter certa autonomia nas relações políticas internacionais, mas isso não se concretizou. Muitos desses países tornaram-se palco das disputas entre os dois grandes blocos. Sendo assim, essa expressão, passou a ser usada para designar os países que eram menos desenvolvidos, fossem eles capitalistas ou socialistas. Nessa categoria, entraram a maioria dos países da Ásia, da áfrica e da americana latina.
CONFERÊNCIA - A primeira conferência dos países do terceiro mundo foi a Conferência de Bandung, em 1955, nela participaram 29 países, para terem suas independências, os lideres não aceitaram a divisão mundial em dois blocos rivais (socialista e capitalista) e o encontro resultou no estabelecimento de princípios como o respeito pela soberania das nações, a não agressão, a não-ingerência nos assuntos internos das nações, a igualdade racial e noções de coexistência pacífica.
CARACTERÍSTICAS - Países do terceiro mundo são caracterizados pela taxa de analfabetismo, a desigualdade social, má condição de vida, subnutrição,

Relacionados