A força de mato grosso na economia

Páginas: 12 (2856 palavras) Publicado: 14 de junho de 2012
A Força da Economia de Mato Grosso

A localização do Estado de Mato Grosso, está na região Centro Oeste possui uma extensão territorial de 903.329,700 quilometro quadrados, sendo o segundo maior do Brasil. De acordo com dados divulgados em 2010 de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia(IBGE) a população estadual e de 3.035.122 habitantes.
Essa força que vem de um povo forte determinadore arrojado, em busca de um mundo melhor com melhores condições de vida, alia as pessoas buscam uma forma de viver com alegria, por isso, estamos todos voltados para esse grande crescimento e avanço do mercado.
Começamos nesses últimos anos a experimentando um ótimo crescimento no agronegócio, e com essa ação globalizada para um país com um meio ambiente preparado, com cuidado estamos com asindústrias que se encontram a todo vapor, a sustentação economia de Mato Grosso esta na exuberância. O maior produtor de soja e algodão, 2º em arroz, 7º em milho e cana-de-açúcar, o estado possui ainda o maior rebanho bovino de corte do país. A área destinada a produção de grãos e fibras é de aproximadamente 7 milhões de hectares, em torno de 8% do território mato grossensse. Com aumento crescente deprodutividade, emprego de irrigação e uso racional da terra, o Estado deve produzir 45 milhões de toneladas em 2012 com pequeno crescimento na área plantada e reduzindo impacto ambiental.
No ano de 2008 o PIB mato-grossense atingiu a marca de 4 bilhões de reais, correspondendo a 1,6% do PIB Nacional; no âmbito regional, participação foi de 18,1%. As atividades econômicas para o PIB de MatoGrosso crescer é a seguinte:
Agropecuária 28,1%, Indústria 16,4% e serviços 55,5% com esses resultados foram colocados com o Estado primordial para o Brasil em crescimento na economia.
As Exportações e Importações de Mato Grosso destacaram ainda mais o Estado, em níveis mundial gerando na exportação 7,8 bilhões de dólares na qual está diretamente ligada a Soja 48%, ao Óleo de Soja e Resíduos de suaextração 22%, Carne Bovina 8%, Milho em Grão 7%, Algodão 6% e outros 9%. E na importação obteve uma renda de 1,3 bilhões de dólares estando ligados aos Adubos e Fertilizantes 80%, Máquina e Equipamentos 5%, Obras de Ferro e Aço 3%, Fosfato de Cálcio 2%, locomotivas e suas partes 2% e outros 8%.
Assim Mato Gross tem desenvolvido muito gerando empregos e rendas para os estado e seu País, além dessetemos também o crescimento de uma nova fonte de renda que é o Biodiesel.
Mato Grosso é hoje o maior produtor de biodiesel do Brasil, incentivado pelo Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic). Em 2010, a produção foi de 1.303.063 metros cúbicos de combustível.

Em 2005 existia apenas uma empresa produtora no Estado, que gerava cerca de 6 mil metros cúbicos de combustível.Hoje, o Estado conta com 23 empresas que produzem biodiesel, das quais 18 são incentivadas pelo Prodeic. O incentivo consiste no desconto do ICMS pago pela empresa que participa do programa. Os municípios que possuem empresas beneficiadas são Rondonópolis, Sorriso, Cuiabá, Porto Alegre do Norte, Barra do Bugres, Terra Nova do Norte,Várzea Grande, Campo Verde, Nova Marilândia, Colíder, Feliz Natal,Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

O Prodeic tem como objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação das atividades econômicas, estimulando a realização de investimentos, a inovação tecnológica das estruturas produtivas e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.

CENTRO DE ATENDIMENTOEMPRESARIAL
Mato Grosso conta hoje com 40 Centros de Atendimento Empresarial (CAE). O principal objetivo dessas unidades é o fortalecimento do comércio e estímulo a criação de novos empreendimentos. O CAE é uma forma de auxiliar e incentivar os empresários a sair da informalidade. Ele descentraliza a informação para esclarecer normas governamentais, desburocratizar e integrar com órgãos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia do Mato Grosso
  • Economia globalizada do Mato Grosso do Sul
  • Mato Grosso
  • mato grosso
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso
  • mato grosso
  • Mato grosso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!