a força de atrito Estático e cinético

Páginas: 3 (746 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução
Este trabalho tratará sobre a força de atrito, estático e sinético.
Força de atrito estático e cinético
É comum nos depararmos com a tarefa de empurrar algum objeto pesado, como umguarda roupa, e encontrarmos alguma dificuldade para tirá-lo do lugar. Tal dificuldade vem do fato de o chão e a base do guarda roupa serem ásperos, e também de o guarda roupa ser muito pesado.Observamos também que não conseguimos mover o guarda roupa de imediato. É preciso fazer uma força relativamente grande, e - depois que se consegue estabelecer o movimento - é mais fácil manter o guardaroupa nesse estado do que tirá-lo do lugar.

Essa situação se explica pela existência de dois tipos de atrito: o estático e o cinético.

Força de atrito estático

A força de atrito estático ocorrequando a força aplicada não é suficiente para mover o objeto. É aquela situação em que você empurra o guarda roupa e ele não se move. Isso ocorre porque a força aplicada é igualada pela força deatrito. Observe que por esse motivo, a força de atrito estático tem a sua intensidade variável.

conclusao, imagine que você aplicou uma força de 100N no guarda roupa. Se ele não se mover é porque oatrito também vale 100N. Se você aumentar a força aplicada para 130N e ele continuar imóvel, é porque atrito também aumentou para 130N e assim continuará sendo até que o guarda roupa entre em movimento.Observe então, que apesar do atrito estático variar com a força aplicada, ele deve ter um valor máximo que, se for ultrapassado, acarretará no movimento do objeto. Esse atrito máximo recebe o nome deatrito de destaque e é determinado pela seguinte equação matemática.

Força de atrito de destaque
Fat=μe.Fn
Onde
μe
é o coeficiente de atrito estático, que é uma grandeza adimensional, ou seja,não possui unidade, e FN é a força normal.

Pode-se considerar o atrito de destaque como um parâmetro para saber se um corpo entra em movimento ou não com a aplicação de determinada força. Se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leis da força de atrito estático e cinético
  • Atrito estático e Atrito cinético
  • Atrito estático e atrito cinético
  • Atrito estático e cinético
  • Atrito estático e cinético
  • relatorio
  • Atrito Estático e Cinético
  • TÍTULO: FORÇAS DE ATRITO ESTÁTICO E CINÉTICO NUM MÓVEL SOBRE UMA RAMPA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!