A folosofia e a prática docente

485 palavras 2 páginas
Diante de tudo que foi exposto até aqui, gostaríamos que você refletisse um pouco sobre sua prática docente a partir das seguintes questões: a Filosofia surgiu do espanto, da admiração ou da contestação? O que leva você a filosofar? Você sabe o que pode despertar em seus alunos o filosofar? O que faria de suas aulas ‘um ponto de encontro’ com a Filosofia?

A Filosofia antepõe-se ao mito, buscando compreender a realidade através de uma analise baseada na razão. A atitude de filosofar surge primeiramente, a partir de nossa inquietação, da contestação, que desperta em nós o desejo de observar e conhecer. Em segundo, através da perplexidade, que nos dá a capacidade de problematizar, compreender e construir. Em terceiro, a Filosofia surge a partir do espírito de questionar o ser que somos, os acontecimentos, o mundo em que vivemos. Isso caracteriza a Filosofia não como detentora da verdade, mas como uma busca humilde, constante e dinâmica da essência da vida.
A Filosofia é uma das dimensões fundamentais do próprio ser humano: pois foi a partir da inquietação, da perplexidade, que se começou a filosofar. Avançando pouco a pouco, conseguiu-se chegar à solução dos problemas e das questões.
A Filosofia surge com a necessidade de se pensar, tornando-se objeto de reflexão (reflecte, em latim, significa fazer retroceder, voltar atrás), retornando o pensamento, pensar o já pensado, e colocar em questão o que se conhece. Portanto, a Filosofia parte do que existe, critica, questiona e descobre possibilidades, levando-nos a conhecer outros mundos e outros modos de compreender e interpretar a vida.
Há uma questão que muita gente formula de imediato quando ouve falar de filosofia: qual a utilidade da filosofia? A menos que suponhamos que a riqueza material seja a única coisa de valor, a incapacidade da filosofia de promover esse tipo de riqueza não implica que não haja sentido prático em filosofar. Não esgotamos, porém, tudo o que pode ser dito em favor da filosofia.
O

Relacionados

  • Estágio em educação infantil
    425 palavras | 2 páginas
  • TEC EM SEGURANÇA DO TRABALHO
    2195 palavras | 9 páginas
  • ppp lázara
    12264 palavras | 50 páginas
  • PrAprovado
    59775 palavras | 240 páginas