A Flex O Da Anca O Movimento Que Junta O Tronco Coxa

505 palavras 3 páginas
A flexão da anca é o movimento que junta o tronco à coxa, sendo que este movimento pode ser ativo e passivo. Na flexão ativa, com o joelho em extensão, a flexão não ultrapassa os 90º, no entanto quando o joelho está em flexão, pode atingir ou ultrapassar os 120º. Na flexão passiva, a sua amplitude ultrapasse os 120º mas, se o joelho estiver estendido a flexão é menor do que quando este se encontra em extensão, neste caso a amplitude ultrapassa os 140º.
Os músculos da anca podem ser monoarticulares (atuam só na anca), ou biarticulares. A posição das duas articulações vai influenciar a eficiência de um músculo biarticular, ou seja, o reto da coxa pode produzir mais força como flexor do quadril (cinesiologia) ……
Os músculos mais importantes na flexão da coxa são o psoas ilíaco, sartório, reto anterior e o tensor da fáscia lata.
O psoas ilíaco é o músculo mais forte de todos os flexores e que tem maior trajeto, tendo origem na face anterior da apófise transversa (D12-L5), discos (psoas), face medial do osso ilíaco e 2/3 proximais da fossa ilíaca medial (ilíaco). A sua inserção é na face posterior do pequeno trocânter (psoas) e no pequeno trocânter, lateral ao tendão do psoas (ilíaco). Tem como ação a flexão, inclinação homolateral e rotação contralateral da coluna lombar (psoas); anterversão da pelve, flexão, rotação lateral e adução da coxa (psoas e ilíaco). Este é um músculo biarticular, agindo na coluna lombar e na coxa. Se o tronco está estabilizado, o iliopsoas, produz flexão na articulação da anca, que é facilitada com a coxa abduzida e rodada externamente. Por outro lado, se a coxa está fixa, o iliopsoas produz hiperextensão das vértebras lombares e flexão do tronco.
O sartório é o principal flexor da anca, tem origem na espinha ilíaca antero superior e inserção abaixo do côndilo medial da tíbia- “Pata de Ganso”. Age como acessório na abdução e rotação externa, participa na flexão- rotação interna no joelho. É um músculo biarticular que cruza a articulação do

Relacionados

  • B Rbara Ana TM 2012
    73775 palavras | 296 páginas