A FISICA NO FUTEBOL

Páginas: 2 (476 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014

A FÍSICA NO FUTEBOL.

Você pode não aprender a jogar bola estudando Física. Mas pode aprender muita Física observando um jogo de futebol.
A resistência do ar
O ar exerce uma força de arrastosobre a bola de futebol, que se opõe ao movimento, e cresce, se a velocidade da bola aumenta. Entretanto, a 60 km/h, a resistência do ar sofre uma queda dramática, e só volta a crescer acima dos 80km/h: é a crise do arrasto.

A crise do arrasto
Ao passar pelo ar, a bola cria à sua frente uma região de alta pressão, e deixa atrás uma esteira de baixa pressão. A diferença de pressões causa aforça de arrasto. Para baixas velocidades, o fluxo de ar em torno da bola é laminar e a zona de baixa pressão cobre todo o hemisfério posterior. Acima de 60 km/h, o fluxo de ar torna-se turbulento, o queestreita a zona de baixa pressão e diminui a força de arrasto.

O efeito Magnus
Se a bola estiver girando, o ar vai empurrá-la em uma direção perpendicular ao eixo de rotação e à velocidade: é aforça de Magnus. Na figura, a bola gira no sentido horário e joga o ar para baixo; a força de Magnus é a reação do ar, que empurra a bola para cima.
 



O gol que Pelé não fez
Copa de 1970, noMéxico: Brasil x Tchecoslováquia – Pelé, no meio de campo, vê o goleiro tcheco adiantado, e arrisca um chute famoso. O desfecho da jogada foi descrito por Nelson Rodrigues: “E, por um fio, não entra o maisfantástico gol de todas as Copas passadas, presentes e futuras. Os tchecos parados, os brasileiros parados, os mexicanos parados – viram a bola tirar o maior fino da trave. Foi um cínico e deslavadomilagre não ter se consumado esse gol tão merecido. Aquele foi, sim, um momento de eternidade do futebol”.
 
Simulação, em computador, do chute de Pelé

A bola partiu a 105 km/h, girando a 7rotações por segundo. A crise do arrasto ocorreu no ponto marcado sobre a trajetória. A partir daí, a resistência do ar ficou muito maior. 

Se não existisse a crise do arrasto, a bola chutada por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fisica e futebol
  • A física do futebol
  • Física numa partida de futebol
  • Regras futebol ED fisica
  • Ed fisica futebol
  • fisica : Fundamemnto do futebol
  • Aptidão física e futebol
  • Preparaçao fisica futebol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!