A finalidade da vida em excelência na visão Aristotélica

Páginas: 12 (2903 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2013
 A Finalidade da Vida em Excelência na Visão Aristotélica.
The Purpose of Life in Excellence on Vision Aristotelian.

RESUMO
O presente trabalho apresenta um pouco da filosofia de vida aristotélica, mostrando a opinião do autor a respeito da finalidade da vida e como tentar alcançá-la de forma excelente, o papel das virtudes e do desenvolvimento das mesmas que se apresentam em duas formas emnossas vidas, uma a virtude moral e a outra intelectual que são aprendidas através da prática. Diferentemente das virtudes, as coisas próprias da natureza humana, como comer e respirar, são inatas e não julgam o caráter de nenhum homem. Por fim, as virtudes e suas práticas tem como finalidade o bem supremo que todos os seres humanos buscam: a felicidade.
PALAVRAS CHAVES: ARISTÓTELES, FILOSOFIA,VIRTUDE, EXCELÊNCIA.
ABSTRACT
This paper presents some of the Aristotelian philosophy of life, showing the author's opinion about the purpose of life and how to try to reach it in an excellent manner, the role of the virtues and the development thereof which come in two forms in our lives a moral virtue and other intellectual be learned through practice. Unlike the virtues, things typical ofhuman nature, such as eating and breathing, are innate and not judge the character of any man. Finally, the virtues and practices have as their purpose the supreme good that all humans seek: happiness.

KEYWORDS: ARISTOTLE, PHILOSOPHY, VIRTUE, EXCELLENCE.
INTRODUÇÃO
Filosofia é uma palavra grega que significa amor à sabedoria, sendo sua invenção atribuída ao filósofo grego Pitágoras (570 a .C -496 a.C). A autora Marilena Chaui nos fala que a filosofia é um fato tipicamente grego, sendo a mesma dotada de certas características, formas de expressão e pensamentos que são diferentes de povos de outras culturas. A filosofia se apresenta como a busca racional do conhecimento, cai-se o mito e abre-se as portas para a explicação racional, dando um grande salto qualitativo na maneira de secompreender o mundo.
Aristóteles ( 384 a.C - 322 a.C) é considerado um grande filósofo de sua época, nasceu em Estágira e aos dezessete anos tornou-se discípulo de Platão, envergando-se na área da filosofia acreditando que ela deveria descobrir o grande enigma do universo e, a partir de então frequentou a academia por volta de vinte anos.
Escreveu diversos livros, dentre eles Do Bem Supremo; DaIdeia; Da Filosofia, e um em especial, Organon, por conter grande parte de seus pensamentos.
Aristóteles foi um filósofo muito crítico, contribuindo com seus ideais e formas de compreender a sociedade questionando e sugerindo a finalidade da vida humana, tendo “o homem é um animal social” como uma de suas frases marcantes a este respeito. Sobre as virtudes como formas de excelência, afirmava que nemsempre a presença da mesma significava o equilíbrio interligado a mutualidade das formas de excelência, podendo assim um homem ser justo e prudente e ao mesmo tempo não conseguir controlar certas paixões.
E é este modo de pensar a finalidade da vida aristotélica que iremos apurar durante este artigo, tentando compreender um pouco do legado teórico deste grande filósofo.
1 O MUNDO ARISTOTÉLICOEM CONFRONTO COM O UTILITARISMO
Aristóteles classificava muitas coisas de sua realidade, era exímio observador e se aprofundava em suas pesquisas, tentando achar explicações de fenômenos até mesmo de pouca relevância.
O autor dizia que o homem era um animal social, pois sua finalidade primeira era viver em sociedade buscando o Bem Comum, e seria sem sentido uma vida distante do convívio social napolis.
Concomitadamente, afirmava que toda ação visa um fim, e este fim é a excelência. Acreditava que o coletivo deveria se sobrepor ao individual, e o melhor seria aquilo que agradasse a polis como um todo. No entanto ao levarmos isto ao pé da letra poderíamos chegar a um utilitarismo, que visa o bem do maior número de pessoas, pesando custos/benefícios.
A Doutrina Utilitarista foi fundada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qual a finalidade da vida sopcial
  • Finalidade da vida humana
  • Inquietude sobre a finalidade primordial da vida
  • COMPREENSÃO DA VIDA NUMA VISÃO BÍBLICA
  • Visão do mundo e projeto de vida
  • Outra visão: Vidas secas
  • Nossa visão é Mudar a Vida das Pessoas
  • Visão geral de Vidas secas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!