A filosofia e as organizações

Páginas: 12 (2848 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Introdução






A responsabilidade social de qualquer empresa está intimamente ligada à visão de ética que seus colaboradores têm, sem profundas conceituações de ordem filosóficas. Neste trabalho abordaremos uma reflexão sobre a filosofia e suas contribuições para uma organização e o ser humano em seu meio social. Os atos humanos, em sua totalidade, são quase sempre atosrelacionais, ou seja, atos que se realizam com o relacionamento com o outro e com os outros. E é neste relacionamento que se os valores tomam corpo,quando tratamos com uma ou mais pessoas, com a comunidade, com a sociedade, seja na família, na escola, no trabalho, na empresa e na sociedade.
Em se tratando de termos empresariais, isto significa ser indispensável conviver com filosofia e uma ética naempresa. È na medida em que o produto, a maneira de produzi-lo e tudo o que fazemos em relação a ele representa um serviço para o mercado, ou seja, acrescentarem valor para que a empresa obtenha um resultado econômico válido, neste sentido o valor maior é a solidariedade, a profunda interdependência humana, o crescimento do outro. Este é objetivo, o lucro, o beneficio econômico é um subproduto,indispensável, sem dúvida para a continuidade da comunidade de trabalho que é a empresa, mais que só irá existir se houver a participação de seus colaboradores, desta forma podemos abordar as diversas atribuições da filosofia para o dia a dia de uma empresa.










Abstract


Palavras chave: Filosofia, Empresa, Ser humano e Organização.









I. Ascontribuições da Filosofia para uma organização




Nos dias atuais muito se lê sobre tantos textos e reflexões, e sem que percebamos todos nós questionamos de que forma a filosofia pode contribuir, positivamente, para a elaboração e a possibilidade de um trabalho e uma vida melhor e ela está, constantemente, nos rodeando, em todos os momentos. Como seres pensantes e racionais, refletimos sobrenossas posturas, atitudes, ações, vivendo em reflexão, onde alguns a buscam superficialmente, outros mais profundamente, as suas maneiras, todos filosofam. Todos nós em algum momento nos deparamos com algum pensamento filosófico.
Quem nunca questionou sobre os impostos que o país determina que você pague?Quais as melhores formas de governo e, diante do que vivemos, quais os melhoresgovernantes?Encontrar soluções para a extensão e melhoria da vida interfere em uma questão metafísica? Quando o homem ultrapassa o seu papel e busca “ser deus”?
E o que é Deus, ele existe? Se existe, de que forma?Sendo contatamos que a filosofia não tem limites, nós temos. E dessa forma da justiça à medicina e ciência, religião, arte, política e em todas as profissões e contextos ela se apresenta devariadas formas e tons.
Nota-se que nossos questionamentos vão além do simples sentido etimológico, para isso, dicionários responderiam nossas dúvidas. Buscamos sentidos aparentes e escondidos, o que vai além, suas aplicações, definições físicas e metafísicas. Responder perguntas, das superficiais às mais complexas, promover o nosso bom entendimento das principais práticas, conceitos eexplicações, com base em experimentações, sensações, percepções, emoções e razões, é o papel fundamental do pensar, sendo, inclusive, o próprio pensar, amplo material de imensa análise.
Tudo o que questionamos parte de uma reflexão racional, por esse motivo, a própria racionalidade é motivo de reflexão, entre seus limites seguros, arbitrários, possibilidades e utopias.
Quandoquestionamos, “Será que há razão em tal argumento?”, queremos, com esse pergunta, encontrar a verdade de tal afirmação. A palavra “razão”, que vem de racional, nos mostra que buscamos as verdades segundo nossa consciência, empiricamente.
Na análise do “organismo empresarial”, destacamos funcionários, fornecedores, colaboradores. Do ponto de vista dos especialistas muito-se fala em capital humano,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia nas organizaçoes
  • Filosofia das organizaçoes
  • Filosofia nas organizações
  • filosofia e ética nas organizações
  • Filosofia do gerenciamento de projetos em organizações de pequeno e médio porte
  • A filosofia do gerenciamento de projetos em organizações de pequeno e médio porte
  • Como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.
  • Analisar como as organizações de pequeno e médio porte poderiam implantar a filosofia de gerenciamento...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!