A filosofia política de platão

Páginas: 7 (1704 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
Universidade de Brasília
Instituto de Ciências Humanas
Departamento de Filosofia
Pós-Graduação: Filosofia
Disciplina: Filosofia Política
Prof. Dr. Miroslav Milovic












A Filosofia Política de Platão.




















Aluno: RobertoCardoso








Brasília, 11 de dezembro de 2007.


Introdução




Para entender os pressupostos da política de hoje, deve-se, primeiramente, perceber o movimento histórico da concepção política iniciando, claro, com o entendimento da política grega.
De nada adiantaria uma análise ético-político de hoje sem olhar os fundamentos alocados desde a antiguidade.Qual a preocupação da política? Quais os fundamentos? Qual o ‘Ideal’ ela apresenta? Há possibilidades de serem alcançados? O que é o ‘bem comum’ tão comumente difundido na política?
Essas questões são de fundamental importância e serão objetos de discussão no presente trabalho.
É através da leitura da filosofia de Platão, grande filósofo da antiguidade, nos livros A República e Diálogose nos comentadores históricos que buscaremos uma análise da concepção política grega.
A descrença no processo político, a falta de interesse ou os interesses imediatos alcançados a poucos são fortes indícios de que as bases da política estão abaladas, mas que bases são essas?
A ética deve estar presente na política ou é um elemento externo e independente a ela? Se assim for, por que se cobratanta ética no movimento político? Essas questões paralelas também serão avaliadas à luz da doutrina platônica.
É inegável a influência pitagórica e heraclítica nos postulados de Platão, contudo deve-se admitir que sua aguçada inteligência foi além da matemática e das digressões da alma desenvolvida pelo pitagorismo, “que veio a exercer uma duradoura influência sobre todo o seu pensamento ea sua atividade: na sua doutrina da preexistência das almas, na pedagogia, no seu pensamento ético-político, nos seus mitos escatológicos e, particularmente, nas formas de ciência e de vida da sua Academia” (Hirscheberger, 1969, p.88).
Dessa forma, Platão nos aconselha a desconfiar da “percepção, das pulsões, dos afetos, dos caprichos do corpo” (Chatelet, 1973, p. 67), pois “a percepçãosensível não merece fé. Estamos continuamente a experimentar que os nossos olhos vêem as coisas diferentes do que são. E ainda mais inseguros são os outros sentidos” (Hirscheberger, 1969, p.90).










A filosofia política de Platão


Platão nasceu em 427 a.C. em uma família de tradição aristocrática, com bons recursos. A filosofia de Platão tem como escopo a ética, aidéia do bem – o sumo bem. Toda a lei, a política, a educação, a moral devem ter como fundamento o mundo inteligível. Seu projeto político tinha como base o ideal de bem. A busca por uma vida virtuosa pautada, sobretudo, na educação fez com que esse pensador desenvolvesse um ambicioso projeto; qual seja, transformar a base da educação, desenvolver a habilidade da virtude e conhecimentos da dialética.E, assim, formar verdadeiros filósofos.
Platão não pensa e não se preocupa com a contingência e aparência do mundo – a mudança; mas a eternidade. Busca na perfeição das formas a base para fundamentação da política. Esta deve ser espelhada no belo. Deve haver na política algo de belo.
A Grécia antiga tinha como forma de governo a democracia. A democracia tinha efetividade e aparticipação em praças públicas era a maior demonstração de força do povo.
Nesse sentido, “o governo de um dá origem à realeza e a tirania; o governo de alguns origina a aristocracia e a oligarquia; o governo do grande número – a democracia”. (Platão, Diálogos – o Político, p.252). Dentre esses formas, Platão era mais simpático à realeza.
Platão era um ativista e participava da política...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Platão e Aristóteles: o nascimento da Filosofia Política
  • Pensar as políticas públicas brasileiras articuladas à filosofia de Platão
  • Filosofia de platão
  • Filosofia de platão
  • Filosofia : Platão
  • Filosofia e Platão
  • politica para platão
  • Filosofia de Platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!