A filosofia na perspectiva socrática

Páginas: 4 (938 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
A FILOSOFIA NA PERSPECTIVA SOCRÁTICA



Marcos Wndel Galindo da silva



“ Ó homens, é muito sábio entre vós aquele que, igualmente a Sócrates, tenha admitido que sua sabedoria não possuivalor algum.”

(Platão. Diálogos. São Paulo, ed. Nova cultura, 1999 (coleção os pensadores), pág. 73)


Resumo: A busca de um esclarecimento e de uma compreensão do que é a Filosofia a partir daótica Socrática como forma de evidenciar as virtudes do próprio saber Filosófico.

Palavras-chave: esclarecimento. Filosofia. Socrático. Virtudes.


INTRODUÇÃO

É imprescindível realçar aimportância crucial da Filosofia em nossas vidas como a chave que nos liberta das correntes que nos prendem às ilusões criadas pelas sombras ou imitações das reais coisas do mundo. O simples ato levar aconscientização aos homens de sua ignorância é o que os liberta de um mundo de equívocos causados pela venda que os cobrem os olhos, ou pelas frágeis, ingênuas e ínfimas percepções do senso-comum das coisas.Platão, em seu livro, apologia de Sócrates , expõe na forma de diálogos de defesa de seu mestre Sócrates as idéias deste, referentes ao princípio que norteia o conhecimento Filosófico.
Portanto,reconhecer o lema: sei que nada sei é o cume do pensar Filosófico apregoado por Sócrates, que convida-nos a refletir sobre nossas próprias convicções, se é que realmente possuímos alguma.

SEI QUENADA SEI

Durante todo o período de nossas existências nos dispomos, como forma de nos comunicarmos, de palavras que dão significados as várias idéias das coisas existentes no mundo material eideológico do homem. Por meio de termos, escritos ou verbalizados, exprimimos conceitos, e estes, por fim, exprimem idéias, as quais sempre utilizamos no nosso cotidiano. No entanto, há um fato bastantecurioso e interessante quando expressamos nossas idéias, sendo este fato o de que na maioria das vezes que apregoamos idéias não sabemos realmente o que significam, ou melhor, não compreendemos o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia Socratica
  • A filosofia pré-socrática
  • Filosofia pre socratica
  • Filosofia pré-socrática
  • Filosofia pre-socratica
  • filosofia pré e pós socrática
  • Filosofia Pré socrática
  • Filosofia pré-socrática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!