A FILOSOFIA DO JUDÔ COMO MÉTODO DE MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA

Páginas: 8 (1949 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
A FILOSOFIA DO JUDÔ COMO MÉTODO DE MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA

Henrique Rodrigues da Silva¹

¹ Estudante do Curso de Educação Física do campi de Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; E-mail: henriquehrs1989@gmail.com

RESUMO
Com o advento da prática de judô por pessoas de faixas etárias diversificadas, cabe um questionamento sobre o seu real valor, como o esportepode ajudar a desenvolver o individuo, e quais os benefícios para os praticantes da modalidade. Contudo, é louvável a presença de uma história riquíssima por trás do judô. No presente trabalho o objetivo foi analisar e referenciar a história do judô unindo-a a filosofia vasta existente dentro do mesmo, aliando a esse fator, como o judô e sua filosofia melhoram seu modo de vida. Os trabalhosabordados mostram como é possível usar o judô como fonte de autoconhecimento e ajuda, sabendo-se que o judô é uma excelente fonte de disciplina, principalmente quando se tratado de crianças, porém com jovens e adultos é igualmente eficaz. Canalizando seus medos, raivas e frustrações para a pratica do Judô. “O homem que luta não briga! quem tem disciplina prega a paz” (SILVA, 2008)
INTRODUÇÃO
Judô, aarte marcial iniciada em 1882, pelo mestre Jigoro Kano no Japão, hoje é citada pela UNESCO como o esporte mais adequado para crianças, pois umas das afirmações feita pela entidade, é que todos sabem que o “caminho suave” (Judô) transcende a pratica esportiva e se torna um lema de vida, dentre afirmativas para tal, é descrita a promoção de valores, tais como a amizade, a participação, respeito mutuoe esforço para melhorar, além de possibilitar um relacionamento saudável com o próximo. (CBJ, 2013)
Visto isso, já cabe a perspectiva na qual as filosofias adotadas pelas artes marciais, mais especificamente pelo Judô, são levados a sério uma vez que se pratica o esporte. Como surge da cultura oriental, o Judô possui uma filosofia rígida, ao mesmo tempo buscando a paz e a suavidade. Podemosconfirmar isso com a afirmação do próprio mestre Jigoro Kano que diz o seguinte:

“Ainda que eu considere o Judô dualisticamente, a prosperidade e benefícios mútuos pode ser vista como sua finalidade última e a máxima eficiência como meio para atingir esse fim. Essas doutrinas são aplicáveis a todas as condutas do ser humano” (FPJ)


Então com essa perspectiva é possível alegar que o judô podese tornar uma ferramenta para melhoria do individuo, não só sendo tratado como uma batalha contra um oponente.
“O combate não é a guerra, não é a batalha. Assim como na máquina de guerra o objetivo das armas não é a guerra. O objetivo das Artes Marciais não é o combate, mas não porque o combate seja irrelevante. É que o combate não é um fim, senão um processo. O combate não é princípio – o queseria o mesmo que ser o fim –mas justamente um caminho,” (Yonezawa, 2010; p.351)

METODOLOGIA
Este trabalho tem como objetivo analisar a presença marcante da disciplina e dos aspectos filosóficos presentes na pratica do judô, seja no âmbito escolar ou nas academias, visando a melhorias dos aspectos sociais e físicos da qualidade de vida do cidadão. O trabalho foi desenvolvido através de umarevisão bibliográfica, traçando um perfil de como são utilizados ensinamentos no cotidiano dos adeptos da arte marcial, bem como o que dizem seus preceitos. Foram pesquisados artigos em plataformas acadêmicas (Scielo, Revista Motriz, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte), bem como sites especializados em judô, como da federação paulista de judô (FPJ), Confederação Brasileira de Judô (CBJ)DISCUSSÃO
Criado em 1822, por Jigoro Kano, o judô é o esporte que cada vez mais ganha popularidade e conquista cada vez mais praticantes. Sua filosofia se baseia na conexão entre o corpo e a alma, a integração entre esses dois pontos. Para Kano, esses dois elementos deveriam sempre andar juntos, sempre evoluir juntos. Para ser um bom lutador, deve-se também ser um bom ser humano. (DRIGO et al.,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS
  • A flexibilidade com vistas à melhoria da qualidade de vida das pessoas
  • Conscientização da perda de peso para melhoria da qualidade de vida.
  • . O papel das administrações municipais na melhoria da qualidade de vida
  • GINÁSTICA LABORAL E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO.
  • Melhoria da qualidade de vida, a partir de uma boa alimentação
  • A contribuiçao do lazer para a melhoria da qualidade de vida dos idosos
  • Posicionamento Crítico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!