A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 29 de maio de 2012
A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO QUESTIONAMENTO
DAS BASES EDUCACIONAIS

Filosofia é o pensamento sistematizado e fundamentado que busca o verdadeiro significado das coisas, a verdade sobre a existência do homem e de todas as coisas do mundo. Filosofar é também o pensar crítico a respeito das diversas concepções (ideais) que podemos construir acerca do mundo e das ações que efetivamos no mundo.FILOSOFIA ANTIGA

A filosofia nasceu na Grécia antiga com os primeiros filósofos, chamados pré-socráticos. Nesta época, foi dividida em três grandes períodos: o pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.
No período pré-socrático (antes de Sócrates), os filósofos investigaram a origem das coisas e as transformações da natureza.
No período da Grécia clássica, também conhecido comoperíodo socrático, a civilização grega conheceu o seu apogeu, com o desenvolvimento das ciências e das artes. Foi nesse período que deu origem ao pensamento dos três maiores filósofos da antiguidade: Sócrates, Platão e Aristóteles, sendo caracterizado pela mudança em relação ao objeto de estudo da filosofia, passando da metafísica para o homem em si.
O pensamento de Sócrates marca o nascimento dafilosofia clássica, também representada por Platão e Aristóteles, caracterizada por questões em torno de práticas políticas da época e motivação a independência do pensamento na formação do homem. Ele se preocupava com o bem estar físico e espiritual das pessoas com quem conversava. Através do diálogo, desejava conduzir os homens à virtude política e a descoberta de novos caminhos para conhecer averdadeira essência das coisas.
A teoria platônica sobre a natureza dos conceitos envolve o “abandono” do mundo sensível e a busca do mundo das ideias.
A teoria aristotélica defendia a tese de que o conhecimento se inicia pelos sentidos e culmina numa sabedoria superior que diz respeito à compreensão da natureza do real, ou seja, dos princípios que regem o ser enquanto ser.
O períodohelenístico foi marcado pelas discussões sobre ética e pelo surgimento das escolas filosóficas: o estoicismo, o epicurismo e o pirronismo.

FILOSOFIA MEDIEVAL

Surgimento da escolástica, ensinamentos de filosofia e teologia ministrados nas escolas e universidades eclesiásticas durante o Período Medieval, para a sistematização do saber teológico e para o monopólio da Igreja nos campos da educação ecultura.
Santo Agostinho é considerado o primeiro pensador medieval a elaborar uma síntese entre a tradição filosófica grega e o cristianismo, fundamentando-se na filosofia de Platão de que aprender é recordar. Dedicou-se ao elogio da fé cristã e a tentativa de explicar racionalmente de que há algo acima da inteligência do homem: a realidade inteligível (Deus). Afirmava que a verdadeira ciência era ateologia. No diálogo De magistro indaga o que é ensinar e aprender, o que fez desse diálogo um dos textos clássicos da pedagogia.
São Tomaz de Aquino buscou fundamentos na filosofia de Aristóteles, conciliando-a com o cristianismo. Acreditava que dois caminhos levavam a Deus, o primeiro passava pela fé e pela revelação e o segundo pela razão e os sentidos. Aquino valorizou o aluno, compreendendo-oem uma postura ativa, concebendo a educação como instrumento que prepara o ser humano para a vida eterna.
O Renascimento, época da descoberta do mundo e do homem dos ideais de liberdade e de críticas ao domínio da Igreja, renasce o antropocentrismo clássico e o ser humano volta a entender a si próprio como centro de toda preocupação.
A Reforma Protestante favoreceu ao surgimento da FilosofiaModerna. A libertação do poder religioso fez com que o homem pudesse decidir sobre seu mundo. Martinho Lutero foi o defensor da ideia de que qualquer indivíduo, mediante sua fé, era capaz de compreender as mensagens dos textos bíblicos, não necessitando de intermediação da Igreja.
Na tentativa de deter a expansão do credo protestante, a reação católica da Contrarreforma fundou órgão de educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais.
  • “A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais”
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • Filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais”
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!