A filosofia da caixa preta - flusser

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
Feitas as primeiras imagens, os seres humanos conseguiam usar tal ferramenta para se comunicarem entre si, através de formas geométricas ou representações da realidade. Com a criação da escrita.Vieram então os textos, gerando uma consciência histórica e explicando as imagens, que tiraram a magia das mesmas e estas trazendo a magia de volta por ilustrar textos, como relata Vilém Flusser, no texto“A filosofia da caixa preta”. Magia que tirava a forma linear do tempo e o dava uma forma circular, onde cada elemento explica outro. Com o início da crise dos textos, não há como seremdescodificadas as imagens, resultando em, nenhuma história para ser retratada através dos textos. Como reparação para que a história possa voltar a ser retratada, vão surgindo imagens técnicas, que vãotransformando conceitos em cenas e dar outra magia aos textos. Portanto, todo ato que é registrado como imagem técnica é uma magia, e não um marco histórico.

No período pós-revolução industrial, surgem osaparelhos que surgiram com o objetivo de modificar o mundo. A partir desse momento, quem recebe todo o prestígio e quem tem o poder é quem sabe manusear o aparelho, e não mais quem obtém o simplesobjeto. Tomemos por exemplo o tempo em que pintores e escultores, com toda sua técnica, não eram os que recebiam tal prestígio, mas sim quem adquiria a obra. Para saber manusear tal aparelho, é necessáriauma técnica para ir além do básico. Fotógrafos, assim como escritores, pintores etc, não trabalham, mas agem. Agem pelo fato de que estão usando o aparelho para informar, e não “vender uma ideia”.Concordo com o autor do texto quando é exposta esta ideia.

Em resumo, o que Flusser diz ser a “caixa preta” é o sistema em que o manuseador não consegue chegar a esgotar todos os recursos do aparelho.O “brinquedo” utilizado, como caracteriza o autor, tem muitos mais recursos e técnicas em seu software do que o profissional possui. Ao argumentar que o mundo vive hoje uma nova era de conceitos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha filosofia da caixa preta
  • Filosofia da Caixa Preta Resumo
  • Filosofia da caixa preta
  • Resumo Livro: Filosofia da Caixa Preta
  • Fichamento do Livro Filosofia da Caixa Preta
  • Caixa preta
  • caixa preta
  • caixa preta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!