A FILOSOFIA COMO FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A ADMINISTRAÇÃO, NAS TOMADAS DE DECISÕES, NAS ANÁLISES QUE NECESSITEM APROFUNDAMENTO.

338 palavras 2 páginas
A FILOSOFIA COMO FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A ADMINISTRAÇÃO, NAS TOMADAS DE DECISÕES, NAS ANÁLISES QUE NECESSITEM APROFUNDAMENTO.

Resumo: A administração é o resultado da soma das contribuições de inúmeros precursores, tendo os filósofos entre eles. A filosofia auxiliou na administração, racionalizando os direitos do homem e sua liberdade. A burocracia compõe um dos instrumentos usados na administração, que servem a interesses políticos. Ela tornou-se fundamental na administração pública do Estado, como resultado das transações e comercializações dos negócios entre os povos. Portanto, a burocracia é um instrumento de comunicação e controle do Estado. A partir do século XIX, substituindo a expressão burocracia, aparece a expressão tecnocracia, que significa “tramitação de informação e princípios pré-estabelecidos”. A evolução das relações do homem primitivo com o meio fez surgir à necessidade do estabelecimento de regras e normas para essas relações. Quanto mais ele evoluía, mais complexas se tornavam essas normas e, com isso, mais privado de liberdade se sentia, porque suas ações agora eram regidas por normas e regulamentos. Assim, via o homem, na sua evolução, que a sua liberdade individual tornava-se liberdade social. Acredita-se que o desenvolvimento depende de constantes análises, sendo exploradas no seu potencial máximo, a fim de promover transformações positivas. Ao procurar essas mudanças, encontra-se a Filosofia. Na Grécia, a filosofia desliga-se da religião e adquire existência autônoma. É nesse período que afloram as investigações das verdades racionais, é quando a filosofia adquire significação geral. A filosofia é a ciência que tem alterado os padrões da vida social de todos os povos. Toda a sociedade, por mais primitiva que seja, tem estabelecido as suas normas, as suas regras, bem como a sua conduta, emanadas de princípios filosóficos. Logo, nenhuma sociedade subsiste sem as bases da sua própria filosofia.

Relacionados