A FIGURA DA MULHER NA LITERATURA CASCAVELENSE Vilmar

3546 palavras 15 páginas
ALGUNS INDICATIVOS DA SITUAÇÃO DA MULHER NA HISTÓRIA DE CASCAVEL – PR
Thaluan Rafael Debarba Baumbach1
Vilmar Malacarne2
Fábio Lopes Alves3

RESUMO: A presente pesquisa visa à construção literária da situação da mulher e da prostituição feminina desde os primórdios da civilização antiga até a atualidade, inicialmente tratando da analogia entre gregos e romanos e transitando pela evolução das sociedades ocidentais e orientais, até chegar à composição da situação da mulher na história de Cascavel – PR, sobre tudo da meretriz. Por meio da metodologia de revisão bibliográfica, pretendeu-se produzir fontes históricas sobre a história da prostituição em Cascavel. Pretendeu-se também destituir a o senso comum sobre o a criminologia da prostituição no Brasil, sendo ela não considerada crime.
PALAVRAS-CHAVE: Prostituição Feminina; Cascavel; Historiografia.

INTRODUÇÃO
A presente pesquisa faz um apanhado geral da prostituição feminina na composição da sociedade, situando a visão da meretriz nos diferentes momentos sociais, fazendo uma análise desde a antiguidade até os dias de hoje. Transita pela região Europeia comparando-a com as civilizações Orientais e, por fim, contextualizando a visão preconceituosa que se é imposto perante as meretrizes.
Sobre a sexualidade e a identidade de gênero, diversos autores servem de fonte, mas, sobre o tema “prostituição”, são poucos que se debruçam sobre o tema. A cidade de Cascavel, foco da pesquisa, é muito jovem, são cerca de seis décadas de sua emancipação, mas embora seja jovem, já carrega vasta história quando o assunto é a prostituição, mesmo assim não existem fontes literárias que abordem esse tema.
BREVE APONTAMENTO SOBRE A HISTÓRIA DA PROSTITUIÇÃO
Para analisar a história da prostituição, deve-se compreender a definição de Trabalho e Prostituição. Sobre “trabalho” o dicionário Aurélio diz: “Qualquer ocupação manual ou intelectual” (AURÉLIO, 2014) voltado para a sobrevivência do homem. Já na visão de Cavalet, Denardi, Dirken e

Relacionados