A FIBROMIALGIA E O ACIDENTE DE TRABALHO

Páginas: 14 (3319 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A FIBROMIALGIA E O ACIDENTE DE TRABALHO


Ana Luiza Tangerino Francisconi1

Prof. Dr. (Orientador): Carlos Alberto de Gouveia

RESUMO

Este trabalho apresenta as diretrizes a serem observadas na possibilidade caracterização de acidente do trabalho na aparição da doença Fibromialgia na vida do trabalhador/segurado.
Palavras-chave: Fibromialgia. Doença Laboral. Auxílio-Acidente.Auxílio-Doença.

ABSTRACT

This paper presents the guidelines to be observed in the possibility of characterization work accident in the appearance of the disease Fibromyalgia in the life of the employee / insured.
Keyword: Fibromyalgia. Labour Disease. Accident-Aid. Sickness.


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de expor as possibilidades previdenciárias da doença Fibromialgia –CID – 10 – M.79.7, ditadas por sua origem ou seu agravamento após um acidente de trabalho, acidente este que poderá ser causado por atividades laborais sem a ergonomia necessária, onde há o desgaste físico e psíquico do trabalhador, ora segurado, que através das pressões diárias no meio ambiente laboral, bem como atividades pesadas que possam desenvolver a tão famosa LER/DORT e esta setransformar em uma Fibromialgia.

2. FRIBRIOMIALGIA

2.1 Conceito de Fibromialgia
A Fibromialgia - também conhecida por síndrome de Joanina Dognini- é uma síndrome dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, distúrbios de sono, parestesias, edema subjetivo, distúrbios cognitivos e dor em pontos específicos sob pressão (pontos no corpo com sensibilidade aumentada).Várias pesquisas indicam que anormalidades na recepção dos neurotransmissores são frequentes, em pacientes com fibromialgia. Essas alterações podem ser o resultado de stress prolongado grave.

Depressão e transtornos de ansiedade, especialmente transtorno de estresse pós-traumático, são os mais comuns. Dentre os vários prováveis responsáveis pela dor constante estão problemas no sistemadopaminérgico, no sistema serotoninérgico, no hormônio de crescimento, no funcionamento das mitocôndrias e/ou no sistema endócrino.2

2.2 Sintomas

A Fibromialgia é um estado de saúde complexo e heterogêneo no qual há um distúrbio no processamento da dor por mais de 3 (três) meses associado a outras características secundárias, tais como:
Fadiga;
Problemas no sono (dificuldade pra dormir,agitação e acordar regularmente, ou seja, um sono não reparador);
Rigidez matinal;
Parestesias/Discinesia (Como formigamento ou dormência nos dedos);
Problemas de concentração e memória;
Sensação de edema (inchaço).

2.3 Diagnósticos

Não possui um método de diagnóstico direto, portanto há a necessidade de se diagnosticar tal síndrome por exclusão. Desta forma, o (a) médico (a) necessitaráfazer vários exames de imagem e de laboratório para excluir a possibilidade dos sintomas serem provocados por algum outro acometimento e se acaso o resultado for negativo para estes, o profissional tocará os pontos pré-determinados para o diagnóstico de fibromialgia e constatará ser de fato a síndrome. Por isso, a Associação Brasileira de Reumatologia, recomenda aos médicos que sejam excluídos ao sefazer o diagnóstico de Fibromialgia os seguintes acometimentos:

Síndrome da dor miofascial;
Outros reumatismos extra-articulares;
Polimialgia reumática e artrite de células gigantes;
Polimiosites e dermatopolimiosites;
Miopatias endócrinas: hipotiroidismo, hipertiroidismo, hiperparatiroidismo, insuficiência adrenal, hiperglicemia; miopatia metabólica por álcool;
Neoplasias;
Doença deParkinson;
Efeito colateral de drogas: corticosteróide, cimetidina, estatina, fibratos e drogas ilícitas.

Tal enfermidade encontra-se incluída na Décima Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), da Organização Mundial da Saúde, atualmente com código individualizado (M.79.7). Esta síndrome tem como característica o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acidente de trajeto e acidente de trabalho
  • Acidentes do trabalho
  • Acidente de trabalho
  • Acidentes de trabalhos
  • Acidente de Trabalho
  • Acidente de Trabalho
  • Acidente de Trabalho
  • acidente trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!