A festa de Babett

4305 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CALDAS NOVAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

PORTIFOLE:
A Festa de Babette

CALDAS NOVAS
2012

PORTIFOLE:
A Festa de Babette

Trabalho acadêmico apresentado para obtenção de nota na disciplina de leitura e produção de textos no curso superior de tecnologia em gastronomia da Universidade Estadual de Goiás. Orientadora: Prof.ª Mirian Gautério Buzzotto

CALDAS NOVAS
2012
SINOPSE

Duas irmãs vivem com o pai, um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa Dinamarquesa. Após se passar 35 anos bate a portas das irmãs, Babette em meio a uma tempestade, a fim de escapar da sórdida repressão da Paris de 1871, ela procura as irmãs Martina e Philippa, agora senhoras, e lhes apresenta uma carta de recomendação de Achille Papin, um cantor de ópera que, no passado, fora professor de canto de Philippa. Em sua carta, Papin lhes pede que acolham Babette em sua casa, elas terminam aceitando. Em pouco tempo, Babette se integra à austera tradição protestante da comunidade.

Quatorze anos depois, ela ganha 10.000 francos na loteria, o que vai lhe permitir voltar à sua pátria. Entretanto, o inesperado acontece. Babette resolve gastar todo seu dinheiro em um jantar tipicamente francês, a fim de comemorar dignamente o centenário de nascimento do falecido pastor.

Os doze convidados para o jantar, tendo sempre vivido em Jutland e sendo pessoas simples, não conheciam nada sobre a culinária francesa e, menos ainda, sobre os pratos sofisticados que eram servidos no Café Anglais, lugar onde Babette trabalhara como cozinheira.

Assim, com a habilidade de fazer as pessoas sentirem prazer através do paladar, Babette faz com que o

Relacionados